NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 34 - 01 de Outubro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
S. Tomé e Príncipe - Presidente "toma poder"

O presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, nomeou Evaristo Carvalho para o cargo de primeiro-ministro da República. Evaristo Carvalho, até então director do gabinete da Presidência, assume pela segunda vez este cargo. Em 1993 exerceu as mesmas funções quando o então presidente, Miguel Trovoada, dissolveu o governo.

Menezes alega que tomou esta decisão na sequência das divergências com o PM, Guilherme Posser da Costa, do partido MLSTP-PSD, que detém a maioria absoluta no parlamento. O governo de Posser da Costa tomou posse em 1999, após esmagadora vitória do MLSTP nas eleições legislativas de Novembro de 1998. (Notícias, 24/09/01)


S. Tomé e Príncipe - MLSTP-PSD exige eleições.

O MLSTP/PSD, detentor da maioria parlamentar em São Tomé e Príncipe, exige a realização de eleições legislativas antecipadas. A exigência surge na sequência da decisão do Chefe de Estado em criar um governo de iniciativa presidencial, já empossado. O MLSTP-PSD justifica a antecipação das eleições para "salvaguardar os fundamentos da Constituição".

O MLSTP-PSD apela a "todas as forças do país" para "manterem a lucidez e serenidade necessárias para a defesa da democracia, enquanto opção assumida pelos são-tomenses em referendo, em 1990". Aquele partido espera que as eleições antecipadas tenham lugar em Fevereiro de 2002, três meses depois da discussão na Assembleia Nacional do programa do governo de iniciativa presidencial. (Notícias, 29/09/01)


Zimbabwe - Fazendeiros acusados de "terrorismo económico"

O governo do Zimbabwe acusou os fazendeiros brancos de estarem a praticar "terrorismo económico" por divulgarem "falsas informações" sobre a situação das colheitas nas suas propriedades, com ajuda dos "médias" independentes. O Sindicato dos Fazendeiros Comerciais (CUF), por exemplo, afirmou que 570 produtores de tabaco pararam de produzir e que mais de 20 fazendas foram invadidas por "veteranos de guerra e militantes da ZANU-FP, depois de o governo ter apelado ao fim das ocupações".

Refira-se que o governo assinou, a 7 de Setembro último, em Abuja, um acordo que prevê o fim das ocupações ilegais de terra em troca de apoio financeiro externo para a reforma agrária. Segundo o CUF, este acordo foi violado várias vezes.

Uma das violações aconteceu com a invasão da propriedade de John Bibby, posteriormente detido, com mais 20 pessoas, por o governo alegar que o fazendeiro e os seus trabalhadores assassinaram dois dos "invasores", militantes do partido no poder, a ZANU-FP. (Notícias, 26/09/01)


Guiné - Bissau - 28° Anos independente sem pompa

A Guiné-Bissau assinalou no dia 24 de Setembro o 28o.° Aniversário da independência sem paradas nem actos oficiais. Há precisamente um ano, o aniversário da independência foi assinalado com uma parada militar na principal avenida de Bissau, a capital. Na altura, foram vistos juntos Kumba Yalá e Ansumane Mané, este último líder da "Junta Militar, morto a tiro alegadamente a mando do presidente".

Para registar o 28° aniversário, o Capitão de Fragata Zamora Induta, o então braço direito de Mané, publicou um livro de crónicas sobre "os governos da Guiné-Bissau desde a independência". Induta afirmou que as crónicas são "uma chamada de atenção" para as novas gerações a fim para que estas não cometam os mesmos erros dos "mais velhos". (Notícias, 26/09/01)


Angola- sociedade civil lança campanha contra guerra

O Movimento Pró-Pace e a organização Open Society lançaram em Luanda a campanha contra a guerra, iniciativa cujo principal objectivo é sensibilizar os angolanos para uma cultura de paz e para uma nova mentalidade de não violência.

Para Rafael Marques, representante da Open Society em Angola, o fim do conflito no país só será possível com a mudança de mentalidade. Segundo o Bispo D. Francisco de Mata, presidente do "Pró-Pace", uma das primeiras iniciativas desta campanha decorrerá em Outubro, com a realização de um "curso para conciliadores" - activistas contra a guerra". (Notícias, 26/09/01)


África do Sul - Batalhão "Búfalo" volta ao ataque

O Jornal sul-africano "Sunday Times" denunciou que centenas de antigos militares do batalhão 32 ( "Búfalo" ), uma unidade sul-africana de elite, estão a ser recrutados para operações em países africanos, após terem ficado no desemprego após desmantelamento. O Ministério da Defesa, que confirmou a denúncia feita pelo "Sunday Times", afirmou que "encara a situação com muita seriedade e que já encetou investigações.

O batalhão 32, uma das mais temíveis e operacionais unidades militares do continente, foi dissolvido em 1993, após ter sido rejeitado na "nova África do Sul" por ter combatido contra o MPLA de Angola, a SWAPO da Namíbia e o ANC da África do Sul. (Notícias, 25/09/01)


Angola - Savimbi está fora do país

O Ministro da Defesa de Angola, Kundi Paihama, admitiu a hipótese de o líder da UNITA, Jonas Savimbi, se encontrar fora do território angolano. Paihama, o primeiro membro do governo a admitir que Savimbi pode ter saído do país, julga que este se encontra no Burkina Faso. Há uma semana foi noticiado que Savimbi se encontrava na África do Sul para tratamentos médicos, facto desmentido pelas autoridades sul-africanas. (Notícias, 25/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar