NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 35 - 08 de Outubro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
São Tomé e Príncipe - PR denuncia golpe de Estado

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique Menezes, denunciou a existência de um plano de golpe de Estado a ser executado por um grupo de indivíduos, que não identificou, com o objectivo de o abater.Fradique de Menezes disse ter já alertado o Ministro da Defesa Ordem Interna sobre o alegado plano, acrescentando ter recebido um telefonema de um militar que revelou alguns dados do ataque.

O recém eleito Presidente disse que já foram distribuídas armas e que o plano prevê um assalto à Ponte da Água Moreira, perto da sua residência privada. (Notícias 5/10/01)


Angola - Dos Santos não quer abandonar política

O Presidente angolano afirmou que a sua decisão de não se recandidatar às próximas eleições "não significa" um afastamento da vida política, apenas visa criar condições para consolidar o processo democrático.

José Eduardo dos Santos falava a jornalistas durante a visita de Joseph Kabila a Angola, reafirmando que "nos processos democráticos é absolutamente normal haver uma renovação dos órgãos de soberania". (Notícias 5/10/01)


Zimbabwe - Governo garante Acordo de Abuja

O Governo do Zimbabwe pretende honrar o acordo internacional para restabelecer a lei e a ordem nas fazendas de modo a evitar novas ocupações ilegais de propriedades, afirmou o Ministro da Informação, Jonathan Moyo.Moyo referiu, em conferencia de Imprensa, que a Polícia está a deter quem ocupou novas fazendas, desde a assinatura de Acordo de Abuja, na Nigéria, a 7 de Setembro passado.

Desde Fevereiro do ano passado, mais de 1700 propriedades de fazendeiros brancos forma ocupadas por veteranos de guerra da independência e militares da União Nacional Africana do Zimbabwe - Frente patriótica (ZANU - PF).(Notícias 5/10/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar