NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 35 - 08 de Outubro de 2001
 

SOCIEDADE


 
MOZAL em greve contrata novos operários

A Mozal lançou um concurso público para a admissão de 339 novos operários para trabalharem na fábrica de fundição de alumínio. A direcção da empresa afirma que as vagas nada têm nada a ver com a suspensão dos mais de 200 trabalhadores envolvidos na greve realizada na passada quarta feira.

A direcção da Mozal sustenta que parte dos trabalhadores suspensos já enviou cartas manifestando o interesse em voltar a trabalhar na empresa. A OTM - Central Sindical enviou à direcção da Mozal uma carta na qual exorta o diálogo para a solução daquilo que designou de conflito laboral.

Segundo um comunicado da MOZAL, 700 trabalhadores de uma empresa do mesmo grupo, a operar na África do Sul, também ameaçam entrar em greve a qualquer momento. Eles reivindicam contractos colectivos de trabalho, direito à greve, melhoramento das condições de trabalho e fim da discriminação laboral. (Televisão de Moçambique 5/10/01)


Cruz Vermelha forma militares

O Comité Internacional da Cruz Vermelha promoveu um curso sobre direito internacional humanitário em situações de paz e de conflitos. Um curso dirigido a militares com o objectivo de se dotar as Forças Armadas de um conjunto de leis humanitárias aplicáveis na relação dentro de combate e no convívio com a população civil.

Depois desta formação cabe aos instruídos a missão de promover pequenos cursos de disseminação da matéria a outros níveis de chefias militares.(Televisão de Moçambique 5/10/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Anuladas matrículas do Instituto Industrial da Beira

O Ministro da Educação, Alcido Nguenha, determinou a anulação das matrículas de frequência de 290 alunos do Instituto Industrial e Comercial da Beira, na sequência de graves irregularidades ali registadas e que levaram à inscrição de alunos que não constam das listas enviadas pela Direcção Nacional do Ensino Técnico - Profissional.

Nguenha exonerou ainda o director daquele instituto, Avelino Gonçalves Júnior, nomeando como seu substituto Francisco Cote. (Notícias 4/10/01)


Reassentamento moroso

O processo de reassentamento da população afectada pelas cheias de 2001, na zona centro do país, (Zambézia, Sofala, Manica e Tete) ainda não atingiu o estado desejado. Até ao momento só foram demarcados 8761 talhões, ou seja, 26% das necessidades, de um total de 33.500 famílias.

As vias de acesso e a falta de pessoal são os principais impasses. As autoridades estão cientes que o processo não estará terminado até ao início da época chuvosa, prevista para este mês, de modo que vão trabalha no melhoramento das condições de abrigo nos locais onde a população se encontra. (Notícias 3/10/01)


Política de Informática em discussão

Decorreu esta semana em Maputo o Simpósio Internacional sobre a Estratégia de Implementação da Política de Informática. Um encontro que reuniu mais de 200 participantes e que tinha como objectivo a discussão conjunta da Política de Informática no país.

O Presidente da República, Joaquim Chissano, referiu que o desafio que se coloca a Moçambique, para que tire mais benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT's), é encontrar formas para utilizar o potencial que as ICT's representam na promoção e partilha do saber entre os moçambicanos. Pascoal Mocumbi, o Primeiro Ministro, também presente, apelou ao apoio do PNUD numa participação mais activa durante o processo. (Notícias 4/10/01)


Dia Internacional do Idoso

Moçambique também celebrou o Dia Mundial do Idoso. Uma data que serviu de reflexão á actual situação social dos idosos no país, grupo etário que representa 7% da população total. O Fórum da Terceira Idade apresentou as preocupações principais dos idosos, como a falta de habitação, mau atendimento de saúde e educação.

A rejeição e os maus tratos também são problemas com que muitos idosos se debatem. Os idosos tiveram um encontro com o Presidente do Município de Maputo. As comemorações do dia foram ainda acompanhadas por actividades culturais e desportivas.(Televisão de Moçambique 1/10/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar