NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 38 - 29 de Outubro de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Parceiros do governo prometem 722 milhões USD

Parceiros internacionais, representados por três agências bilaterais e multilaterias, prometeram cerca de 722 milhões USD, em forma de apoio para o funcionamento normal da economia, durante o próximo ano. O apoio foi anunciado no final do Grupo Consultivo sobre Moçambique, que reuniu em Maputo. Deste montante, 80% será alocado em forma de donativos e os restantes 20% como financiamentos.

O executivo havia solicitado cerca de 600 milhões USD, mas os credores e doadores decidiram por um montante superior. Estas contribuições juntam-se ao alívio da dívida que foi concedido ao país no quadro do HIPIC. O GC concentrou as suas deliberações no Plano para a Redução da Pobreza Absoluta, nas reformas nos sectores financeiro, público, legal e judicial. Abordou também questões relativas ao combate à corrupção, o crescimento agrícola e o HIV/SIDA. (Notícias e TVM, 27/10/01)


EXIM Bank autoriza Master Guarantee para o Totta

O Export-Import Bank dos EUA (EXIM Bank) aprovou a emissão duma Master Guarantee Agreement (MGA) a favor do Banco Standard Totta de Moçambique (BSTM). Desta forma, os projectos que são encaminhados através do BSTM tornam-se mais expeditos. O MGA é um documento elaborado pelo EXIM Bank que assegura a concessão de garantias a instituições financeiras que concedem empréstimos aos seus clientes.

A emissão do MGA para "Totta" é a primeira a ser aprovada para um banco moçambicano. O EXIM Bank é um banco detido pelo governo norte-americano, que proporciona aos exportadores dos EUA e aos importadores estrangeiros instrumentos financeiros que permitem expandir as relações comerciais. (Notícias, 25/10/01)


Novo Boeing 737-200: LAM reforça ligações aéreas

As Linhas Aéreas de Moçambique alugaram recentemente à Polaris Aircraft Leasing uma aeronave Boeing 737-200, para reforçar a sua frota. A aeronave, que já está no país e ostenta a matrícula moçambicana C9-BII, e foi baptizada com o nome "Save". Esta vai reforçar a capacidade da empresa no transporte de pessoas e bens nas rotas domésticas e regionais. O início das operações está programado para sábado, no "Jacto Popular", o novo serviço das LAM. (Notícias, 25/10/01)


MOZAL: Catorze trabalhadores já foram expulsos

A greve na fundição de alumínio Mozal terminou na passada terça - feira, após entendimentos alcançados entre o sindicato e o empregador, sob a mediação do governo. Entretanto, pelo menos 14 trabalhadores que participaram na greve, desencadeada no passado dia 3 de Outubro, foram despedidos.

As expulsões resultaram das audições feitas a cada trabalhador, não obstante Peter Wilshaw, director-geral da MOZAL, ter garantido que não haveriam "julgamentos" nem represálias.O SINTIME, sindicato ao qual estão filiados aqueles trabalhadores, exprimiu o seu repúdio e ajuntou que vai accionar os mecanismos necessários para defender os seus membros.

Aderiram à greve cerca de 460 trabalhadores, cuja maioria já se apresentou na MOZAL, após a recepção de notas de culpa. A greve resultou na redução dos níveis de produção em cerca de 171 toneladas de alumínio, de um total de 1 560 que haviam sido planificadas para a semana de 8 a 14 de Outubro. (Notícias, 27/10/01)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


FCS considera reivindicações "justas e legítimas"

O Fórum de Concertação Social (FCS) considera que as reivindicações dos trabalhadores da MOZAL são "justas e legítimas" e manifesta a sua solidariedade para com a luta pela promoção e defesa dos seus direitos e interesses sócio-laborais. O FCS diz que "o impasse que se verificou no processo negocial decorreu das posições intransigentes e inflexíveis da direcção da MOZAL.

"Ciente da importância que a empresa representa no que concerne a criação de postos de trabalho e para o desenvolvimento da economia", o FCS recomendou a direcção da MOZAL e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Metalo-Mecânicos e Energia (SINTIME) para voltar à mesa de negociações.

O FCS recomendou também ao governo para continuar a exercer a sua influência no sentido de se encontrar vias para a estabilização da situação laboral e para a solução efectiva dos problemas que estão na origem do conflito. O FCS reúne duas confederações sindicais (OTM e CONSILMO), o sindicato dos jornalistas e o dos professores, bem como a associação dos aposentados. (AIM 22/10/01)


Agenda 2025 vai custar 1,7 milhão USD

A realização das actividades da Agenda 2025, um projecto de criação de um plano nacional de desenvolvimento sócio - económico, vai custar cerca de 1,7 milhões USD, até Dezembro de 2002.

Este orçamento, já aprovado pelos conselheiros do programa, visa a aquisição de equipamentos, realização de pesquisas, consultorias e troca de experiências na elaboração de projectos, promoção de conferências, seminários, treinamento técnico dos elementos que irão participar na elaboração e implementação da Agenda 2025.

Esse montante será disponibilizado por diversas organizações e entidades, dentre as quais o PNUD, a African Futures e a Global GAP. Agenda 2025 deverá conter um conjunto de acções a serem realizadas nos próximos 25 anos nos domínios político, social e económico do país. (Notícias, 23/10/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar