NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 38 - 29 de Outubro de 2001
 

POLÍTICA


Congresso da Renamo inicia em Nampula

O IV congresso da Renamo inicia na próxima segunda-feira, dia 29 Outubro, na província de Nampula. Aquele partido da oposição, indicou que já foram ultrapassados todos os impedimentos de natureza logística e organizacional que influíam negativamente na organização do evento. Com efeito, já se encontram em Nampula mais de 600 pessoas, entre delegados e convidados. O empenho do governador da província de Nampula, Abdul Razak, foi determinante na remoção de alguns impedimentos organizacionais. (Notícias, 23/10/01)


Dhlakama vai enfrentar dois adversários

Agostinho Murrial, natural de Inhambane, e Manuel Pereira, da Zambézia, ambos da Renamo e deputados da Assembleia da República, são os dois adversários de Afonso Dhlakama na corrida à presidência daquele partido. José de Castro, chefe do gabinete de preparação do IV congresso da Renamo, disse que a aparição destas duas figuras enquadra-se na política interna do partido, segundo a qual é preciso "dar oportunidade para outros membros se candidatarem".

Entretanto, suspeita-se que os anunciados adversários de Dhlakama, surgiram com o objectivo de dar a entender que na Renamo há democracia. O vencedor na corrida à presidência da Renamo será o candidato do partido às eleições gerais de 2004. Refira-se que, ao congresso foram convidados todos os partidos políticos, incluindo a Frelimo. (Notícias e TVM, 27/10/01)


Em Maputo: Muçulmanos gritaram "Viva Bin Laden"

Sob o lema "Afeganistão Sim à Paz e não à Guerra", membros da comunidade muçulmana de Maputo manifestaram-se contra os bombardeamentos anglo-americanos no Afeganistão. A marcha, promovida pelo Movimento Islâmico de Moçambique, envolveu perto de cinco mil pessoas que entregaram uma petição à embaixada norte-americana em Maputo. Nessa petição os muçulmanos pedem ao governo americano para parar de imediato com a intervenção militar no Afeganistão, uma vez que tal ofensiva está a vitimar pessoas inocentes, na sua maioria, mulheres e crianças.

Os líderes dos manifestantes disseram que o pedido é feito por "milhares de moçambicanos, particularmente muçulmanos, que são amantes da paz, justiça, igualdade e tolerância". Com efeito, pediram ao presidente Bush para reflectir sobre soluções inteligentes que possam trazer paz e desenvolvimento equilibrado ao mundo sem excepção. A marcha decorreu sem incidentes e os participantes gritavam palavras de ordem como "Viva Moçambique", "viva a paz", "Deus é grande" e "viva Bin Laden". (Notícias e TV-Miramar, 22/10/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar