NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 38 - 29 de Outubro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Em Maputo: Procurador-geral foi suspenso

O procurador-geral da cidade de Maputo, João Júlio Mutisse, foi suspenso das suas funções, no âmbito de um processo de averiguações para indagar o seu comportamento no caso da fraude cometida contra o Banco Comercial de Moçambique (BCM). Trata-se do caso de desfalque de 14 milhões USD, cujo processo inicial enferma de graves irregularidades, como descaminho de documentos e sonegação de provas.

Do mesmo processo foi apurada matéria passível de crime contra Mutisse e outros procuradores que, na altura, exerciam funções ao mais alto nível. Recorde-se que, alguns dos envolvidos neste caso foram também acusados de envolvimento no assassinato do jornalista Carlos Cardoso e no atentado contra o advogado Albano Silva, que investigavam o caso BCM. Para o lugar de Mutisse foi indicado o procurador Pfumo. (Domingo, 22/10/01)


Auto-estrada vai ligar Mapinhane e África do Sul

Os governos de Inhambane, Gaza e Maputo estão empenhados na busca de um financiamento de cerca de 4 milhões USD, necessários para construção de uma auto-estrada que deverá ligar Mapinhane, no norte de Inhambane, à África do Sul.

Segundo o governador de Inhambane, Aires Aly, a construção da mesma ainda não tem data marcada e o valor pré-estabelecido não inclui a construção da ponte sobre o rio Limpopo. Assim, Inhambane vai realizar uma conferência de investidores no próximo mês de Novembro, para angariar financiamentos para a materialização deste projecto. (Domingo, 22/10/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Matola: Mutilados de guerra amotinam-se

Cerca de 50 deficientes militares concentraram-se junto ao edifício do Conselho Municipal da Matola, para exigir da edilidade explicações sobre a destruição das suas habitações, ocorrida no bairro Matola "D", por alegada ocupação ilegal. A destruição dessas habitações foi levado a cabo pelas autoridades municipais e enquadra-se "na campanha de demolição de construções ilegais".

Nessa operação foram visadas 170 cabanas pertencentes aos deficientes, tidos como os principais autores de ocupações ilegais, que ultimamente têm sido reportados na Matola. O Conselho Municipal garante que apesar do levantamento dos deficientes vai continuar com as destruições. (Notícias, 23/10/01)


CVM atribúi medalha ao Samora Machel

A família do falecido presidente Samora Machel recebeu, em Maputo, a medalha comemorativa dos "20 Anos da Cruz vermelha de Moçambique", atribuída, a título póstumo, ao primeiro estadista de Moçambique. A distinção foi atribuída a Samora em reconhecimento do seu papel como impulsionador da criação daquela instituição de assistência humanitária.

Os 20 anos da criação da Cruz Vermelha de Moçambique foram assinalados no passado dia 10 de Julho. A cerimónia da entrega da distinção contou com a presença da viúva de Samora, Graça Machel, actualmente casada com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. (Notícias, 23/10/01)


Exploração sexual de menores é preocupante

Pelo menos 170 crianças foram atendidas este ano no Centro de Reabilitação de Crianças vítimas de abuso sexual do Hospital Central de Maputo. Estes dados foram revelados pela "Kulaya" no encontro preparatório da reunião afro-árabe sobre a exploração comercial da criança, que terá lugar este ano no Japão. A "Kulaya" é uma ONG nacional que se dedica ao acompanhamento psicológico a pessoas traumatizadas. (AIM, 22/10/01)


MISAU recupera donativo vendido em hasta pública

O Ministério da Saúde (MISAU) recuperou o equipamento hospitalar doado por Portugal, que havia sido vendido num leilão pelas Alfândegas de Moçambique. O donativo, que destinava aos centros de Saúde de Chota e Manga, na cidade da Beira, é estimado em 400 mil contos portugueses e havia sido adquirido pela clínica "Avicena", por 60 milhões de meticais.

Constituído por mobiliário hospitalar, produtos de primeira necessidade, equipamento diverso, tendas e computadores, o donativo estava integrado num pacote de 14 projectos apoiados pela "Primeira Dama" portuguesa, Maria Rita, destinados às vítimas das cheias de 2000. (Notícias, 23/10/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar