NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 12 - 25 de Março de 2002
 

INTERNACIONAL


 
Zimbabwe - Greve geral sem aderência

A greve geral de 3 dias convocada pelo Congresso dos Sindicatos do Zimbabwe (ZCTU) não teve aderência. O fracasso deve-se à não participação de diversos sindicatos sectoriais que afirmam, que não foram consultados para a realização da greve também considerada de motivações políticas pois, o ZCTU representa a base de lançamento do principal partido da oposição, o MDC de Morgan Tsvangirai.

Morgan Tsvangirai, acusado de tentativa de assassínio de Robert Mugabe foi liberto mediante a caução de 1,5 milhão de USD. O ministro do MDC para a agricultura, Renson Gasela, também ouvido em tribunal saiu sob o pagamento de 500 mil USD. O Secretário Geral do MDC, Welshman Ncube, que afirmou que a detenção de Tsvangirai "é mais uma manobra para impedir o partido de resistir" ainda aguarda sentença.

Os 3 dirigentes do MDC são acusados de alta traição e terão de comparecer novamente em tribunal a 30 de Abril próximo. A acusação a Tsvangirai desencadeou protestos a nível internacional, levando países como os EUA, Reino Unido e Austrália a admitirem o reforço das sanções em vigor. (Notícias 22/03/02)


Madagáscar - Ravalomanana nomeia Governadores

O líder da oposição malgaxe e auto proclamado presidente Marc Ravalomanana anunciou a nomeação de novos governadores para todas as províncias do país.

Ravalomanana criou um governo paralelo em protesto aos resultados das eleições presidenciais de 16 de Dezembro, que alega ter vencido com mais de 50% dos votos, sem necessidade de disputa de uma segunda volta, como decidiu o Supremo tribunal malgaxe.

O país tem assim, desde o mês passado, 2 presidentes e 2 governos, uma vez que o Chefe de Estado cessante, Didier Ratsiraka, e o seu governo ainda se encontram em funções na cidade costeira de Toamasina. (Notícias 23/03/02)


Angola - A caminho da paz

O cessar fogo em Angola ocorrerá dentro de "3 ou 4 meses", garantiu o Ministro da Defesa angolano, Kundi Paihama, como primeiro passo para a normalização do país antes das eleições, a realizar "o mais tardar em 2003". O ministro assegurou que as conversações entre o alto comando militar angolano e membros do movimento rebelde da UNITA, que se realizam na cidade do Luena avançam a bom ritmo e apontam para o fim da guerra em Angola.

Paihama reconheceu no entanto, as dificuldades de avançar com o processo devido à desintegração interna da UNITA após a morte de Jonas Savimbi. Fontes diplomáticas em Nova York acompanham a evolução das negociações de Luena e garantiram que estas podem levar ao levantamento das sanções da ONU à UNITA. (Notícias 23/03/02)


Cabo Verde - Mercado único com São Tomé e Príncipe

A livre circulação de pessoas e bens entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe deverá ser objecto de um acordo, a assinar em breve entre os dois Estados. A Assembleia Nacional de Cabo Verde vai analisar e aprovar este acordo na sessão plenária que se inicia esta semana.

Interessa aos 2 países incrementar o intercâmbio cultural e comercial e permitir o exercício de direitos cívicos, a prática de profissões liberais e o acesso ao ensino aos cidadãos de um e outro país. (Notícias 22/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar