NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 12 - 25 de Março de 2002
 

SOCIEDADE


 
Tete precisa de ajuda alimentar

Mais de cem mil pessoas da província de Tete vão precisar de ajuda alimentar nos próximos meses, face à situação de estiagem que afecta 7 distritos. Segundo o Governador da província, Tomás Mandlate, são necessárias 1908 toneladas de cereais e 152 mil de feijão, para uma ração mensal de 10,5 kg de cereais e 1,5 de feijão para cada família. (Notícias 22/03/02)


Desminagem pára no norte

O processo de desminagem na região norte do país parou. Alguns ex-militares que estão na posse ilegal de mapas das zonas de perigo condicionam a sua entrega ao Instituto Nacional de Desminagem (IND), a troco de dinheiro.

Esta situação já está a causar transtornos no andamento de diversos projectos sócio- económicos. Realizou-se recentemente um encontro envolvendo todos os operadores de desminagem que delineou uma maior coordenação entre as estruturas locais e os homens no terreno. (Notícias 23/03/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Moçambicano agredido na RAS

Um moçambicano morreu e outros dois de nacionalidade não especificada ficaram gravemente feridos, num bairro dos arredores de Joanesburgo, depois de terem sido acusados de roubo e agredidos por uma multidão. Fontes policiais precisaram que a vítima mortal, era José Manuel de 27 anos e natural de Maputo. (Notícias 23/03/02)


Cooperação Italiana apoia justiça de Matutuíne

Um conjunto de infra estruturas sociais, um Tribunal Comunitário, uma Procuradoria e um núcleo de ensino à distância com oficina pedagógica foram entregues à população de Matutuíne. Um projecto de 110 milhões meticais financiado pelo Governo italiano e executado pelo Programa de Desenvolvimento Humano a Nível Local (PDHL) através do PNUD/ONOPS. (Notícias 22/03/02)


Nampula tem novo sistema de abastecimento de água

O Ministro das Obras Pública, Robert White, inaugurou o novo sistema de bombagem de água para a cidade de Nampula. A nova estação tem agora capacidade de produção de 450 mil metros cúbicos por hora contra os anteriores 300. O acto inseriu-se na comemoração do Dia Mundial da Água.

White referiu que se todas as infra estruturas estivessem em pleno funcionamento, a taxa de cobertura nacional estaria perto dos 60%, contra os actuais 35%, percentagem que considerou muito baixa quando comparada com a média africana. O pagamento de taxas de consumo e a manutenção das infra estruturas são a forma de se garantir a sustentabilidade das fontes e dos sistemas de abastecimento nas zonas rurais e urbanas. (Notícias 23/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar