NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 13 - 01 de Abril de 2002
 

INTERNACIONAL


 
Zimbabwe - Londres não tem direito de "ditar" caminho

O ministro da Justiça do Zimbabwe, Patrick Chinamasa, "negou" aos britânicos o direito de ditar o caminho a seguir ao Zimbabwe e de ordenar através da ONU. Segundo Chinamassa, "aqueles cujos avós pilharam o Zimbabwe, escravizaram o seu povo e recusaram-se a indemnizá-lo não têm autoridade moral para ditar o futuro do país".

O ministro discursava na sessão da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, que decorre em Genebra, ajuntou que para denunciar um país é preciso ter "mãos limpas". (Notícias, 30/03/02)


Zimbabwe - Governo "sufoca" imprensa

O governo do Zimbabwe criou um "serviço noticioso patriótico" que prevê penas para os órgãos de informação e jornalistas que subscrevam artigos críticos ao executivo e ao presidente Mugabe.

As medidas foram elaboradas por uma comissão de militantes da ZANU-PF, incumbida da definição de padrões éticos nos "medias" zimbabweanos. A nova legislação submete todos os jornalistas a uma comissão disciplinar nomeada pelo governo e restringe a acreditação de correspondentes internacionais. (Notícias, 28/03/02)


África Austral - PMA pede ajuda alimentar

O PMA pediu ajuda alimentar urgente para a África Austral, onde cerca de 2,6 milhões de pessoas se encontram em sistuação crítica. O PMA diz que as calamidades naturais e a alta de preços do milho já obrigaram milhares de pessoas da região a dependerem de ajuda para a sua sobrevivência. Seis países da África Austral, incluindo Moçambique, estão a enfrentar uma grave situação de fome provocada pela seca. (Notícias, 30/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar