NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 13 - 01 de Abril de 2002
 

SOCIEDADE


 
Indiciados de assalto à "TOTAL": Polícia detêm três indivíduos

Três indivíduos indiciados de envolvimento na morte, António Oliveira, gerente da estação de serviço da "TOTAL", roubo de uma viatura e 30 milhões MT, em Inhassoro, província de Inhambane, foram detidos pela Polícia.

Trata-se de X. Rafael, B. Fernando e M. Sinai, cuja detenção aconteceu em Vilankulo após denúncia efectuada por três trabalhadores da TOTAL, que os identifacaram. Outros dois membros da quadrilha encontram-se à monte. Entretanto, os três detidos declararam-se inocentes. (Notícias, 25/03/02)


Baleado em Xai-Xai: Morreu Faquir Bay

Faleceu ontem no Hospital Millpark, em Joanesburgo, o presidente do Município de Xai-Xai, baleado a 7 de Março por "ninjas" que pretendiam roubar a viatura em que seguia. Bay foi transferido para o "Millpark" na sequência do agravamento do seu estado de saúde durante o seu internamento no Hospital Central de Maputo.

O malogrado foi eleito presidente da edilidade de Xai-Xai nas primeiras eleições autárquicas do país, em 1998. Refira-se que um dos "ninjas" que alvejaram Bay, identificado com o nome de Bernardino Doane, foi detido e confessou o crime. Outros dois foram abatidos pela Polícia que continua no encalço de um outro que fugiu. (Notícias, 30/03/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Em curso produção de novo livro escolar

Sete editoras estão a trabalhar na produção do livro escolar escolar a ser usado a partir de 2004, no quadro da transformação curricular em curso no país. Tais editoras são a Porto Editora/DINAME, Texto Editora, ASA, Macmillan, Moçambique Editora, Heinemann e Longman , pré-seleccionadas pelo governo. Os livros estão a ser produzidos com base nos progamas actualmente em teste em 22 escolas do país. (Notícias, 25/03/02)


Distribuição do livro escolar: Criada nova empresa

Foi constituída esta semana em Maputo uma nova empresa de distribuição de livro escolar, denominada DISMOC. A nova empresa é pertença da H. Gamito & Associados e da Moçambique Editora. O objectivo da DISMOC é garantir uma distribuição oprotuna e eficaz do livro escolar, garantida actualmente pela DINAME. Estima-se que numa primeira fase a DISMOC crie cerca de 100 postos de trabalho. (Notícias, 29/03/01)


Alfândegas: 240 trabalhadores para a "rua"

Cerca de 240 trabalhadores das Alfândegas, tidos como excedentários, vão perder o emprego. Na sua maioria são funcionários que trabalham naquela instituição há vários anos. Estes não alcançaram os resultados desejados nos testes de apuramento das aptidões, recentemente realizados.

Ao todo, foram submetidos aos testes 730 trabalhadores. Entretanto, os trabalhadores abrangidos por esta medida manifestaram-se contrários ao método usado para a selecção. As Alfândegas empregam 1860 trabalhadores. (Notícias, 27/03/02)


Reconstrução pós-cheias: Japão aloca 5 milhões USD

O embaixador do Japão em Maputo, Yoshiro Nose, entregou ao Ministério da Saúde um donativo do seu país, avaliado em 5 milhões USD. A oferta é constituída por medicamentos, material de vacinação, equipamento de frio, 19 motorizadas e 4 viaturas 4x4.

O apoio, enquadrado no âmbito do projecto "Reabilitação das Condições de Saúde nas Zonas Afectadas pelas Cheias", vai ser distribuído pelas zonas sul e centro do país. Refira-se para a reconstrução pós-cheias de 2000 o Japão prontificou-se a alocar para Moçambique 30 milhões USD. (Notícias, 27/03/02)


Com fome à vista: Milho apodrece nos armazéns do PMA

Mais de 100 toneladas de milho apodreceram nos armazéns do PMA no distrito de Inhassoro, numa altura em que o distrito enfrenta graves carências alimentares. Ainda não se conhecem as causas que levaram ao apodrecimento do cereal que destinava ao programa "Comida pelo Trabalho". Recentemente, uma senhora foi supreendida quando tentava desviar para Maputo um camião que transportava 9 toneladas de produtos alimentares. (Notícias, 25/03/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar