NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 16 - 22 de Abril de 2002
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Material de gasoduto chega a Maputo

Chegou ao Porto de Maputo o primeiro lote de tubos do Gasoduto que vai ligar Moçambique à África do Sul. São 67 dos 600 quilómetros de material que constituem o projecto, avaliado 1,2 bilião USD. Trata-se do segundo maior projecto desenvolvido nos últimos anos no país.

A outra componente é o Projecto de Ferro e Aço de Maputo cujo desenvolvimento ficou comprometido com a falência da empresa multinacional ENRON. O governo diz estar a trabalhar na busca de novos parceiros para pôr em marcha o empreendimento. A construção do gasoduto deverá durar aproximadamente dois anos. (TVM, 17/04/02)


Malawi impõe nova taxa ao tabaco moçambicano

A comercialização do tabaco voltou a registar momentos de tensão entre Moçambique e o Malawi. O país de Bakili Muluzi decretou uma taxa que não satisfaz os interesses dos agricultores moçambicanos. O Ministro Helder Muteia (MADER) vai ao Malawi procurar uma solução visando um clima favorável para o sector.

Muteia reconhece, no entanto, que a solução definitiva passa pela criação de condições de processamento do tabaco moçambicano no país. A previsão vai para a construção de uma fábrica de processamento a partir do próximo ano com a participação do sector privado.

Moçambique exportou no ano passado 16 mil toneladas de tabaco. Este ano tudo aponta para a produção de cerca de 24 mil toneladas do produto, o que representa um valor aproximado de 24 milhões de dólares para o país. (TVM, 18/04/02)


Laurentina fecha portas

Há descontentamento na fábrica de cerveja Laurentina em Maputo. A empresa prevê fechar as suas portas e declarar falência. Alguns trabalhadores vão receber como indemnização um valor correspondente a 45 dias de trabalho. Outros com 13 anos de serviço receberão de uma única vez 30 milhões de meticais. Os trabalhadores não estão de acordo e protestam.

O comité sindical classifica de fraudulenta a auditoria feita à empresa. Os trabalhadores questionam as razões que ditaram o encerramento da fábrica uma vez que a cerveja aqui produzida tem boa qualidade e aceitação no mercado. Cada camião arrecada uma média diária de 240 milhões de meticais resultantes da venda de cerveja.

A direcção da empresa ainda não prestou quaisquer declarações. A directora dos recursos humanos remeteu o caso ao director geral e este por sua vez disse que poderá pronunciar-se sobre a crise a partir desta semana quando a empresa estiver encerrada. Até lá os trabalhadores dizem que não vão abandonar as instalações da fábrica. (TVM, 16/04/02)


Prorrogado pagamento da taxa por actividade económica

O Município de Maputo prorrogou o prazo de pagamento do imposto municipal denominado "taxa por actividade económica" por mais dois meses. O pagamento desta taxa estende-se agora até 31 de Maio. A decisão surge em resposta às reclamações dos contribuintes que consideravam o período de pagamento curto.

Os visados estão satisfeitos com a medida mas continuam a pressionar o município a autorizar que neste primeiro ano da introdução da taxa o pagamento seja feito em prestações. O Conselho Municipal exige uma única prestação alegando falta de condições técnicas para a modalidade apresentada pelos comerciantes.

Os contribuintes exigem igualmente a revisão dos valores estipulados por considerá-las demasiadas elevadas. A nova obrigação fiscal varia entre os 2 e 9 milhões de meticais. O valor é estabelecido em função da dimensão e da localização do estabelecimento e ainda do tipo da actividade exercida. (TVM, 17/04/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar