NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 16 - 22 de Abril de 2002
 

SOCIEDADE


 
Menor vitima de maus tratos

Aires Cremildo, órfão de oito anos de idade, é vitima de maus tratos por parte da sua tia materna. A criança apresenta graves escoriações e marcas descobertas pelos professores que contactaram as autoridades policiais e denunciaram o caso. Gisela Ngoka, tia da criança e professora, já está detida. O Ministério da Educação suspendeu-a e instaurou um processo crime. (TVM, 19/04/02)


Jovens moçambicanos usam preservativo

44% dos jovens e adolescentes moçambicanos usam preservativo nas suas relações sexuais. A percentagem representa uma subida considerável na prevenção da gravidez indesejada e doenças de transmissão sexual. Os dados foram fornecidos pelo segundo inquérito demográfico de saúde, realizado pelo Instituto de Estatística no país.

O primeiro foi efectuado em 1997 e constatou que o uso do preservativo reflectia apenas 8% dos jovens e adolescentes do grupo alvo. O estudo foi realizado em todas as províncias e abrangeu centros urbanos e zonas rurais.

No total foram inquiridos 12 mil e 870 pessoas com idades entre os 15 e 24 anos, pouco mais de metade do sexo feminino. O documento com as conclusões finais, "Saúde reprodutiva e o comportamento sexual dos jovens e adolescentes", será publicado em Agosto próximo. (TVM, 18/04/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Direitos da mulher islâmica

A mulher islâmica moçambicana possui a partir de agora um instrumento que esclarece e orienta a sua vida na religião;. Trata-se de um livro do Sheik Aminuadin Mohamad, que tem como objectivo quebrar preconceitos e mostrar os direitos da mulher no Islam. O livro aborda as questões mais polémicas, como o casamento, o divórcio, a poligamia e o uso do véu.

As mulheres islâmicas estão satisfeitas. A partir de agora têm o direito de optar sobre as suas vontades. Em relação à poligamia, o livro mostra o direito da mulher em optar se quer ou não que o marido tenha outras mulheres mas afirma também que esta é uma lei do Islam que não pode ser alterada. O livro já se encontra à venda e vai ser também usado como instrumento de ensino nas madrassas. (TVM, 20/04/02)


PALOP's discutem comunicação social

Terminou em Maputo o V Congresso Internacional de Ciências da Comunicação. Moçambique é um dos países que não possui uma faculdade de Comunicação Social na Universidade pública, uma falta considerada grave por Alberto Antas de Barros, um participante português. Barros defende que a comunicação social e a universidade são a garantia da cultura de um povo e da cidadania.

A Universidade Eduardo Mondlane anunciou que pretende abrir em 2004 um curso de Comunicação e Artes. O V Congresso de Ciências da Comunicação serviu para os países africanos de língua oficial portuguesa identificarem os seus problemas comuns, independentemente do seu estágio na comunicação. (TVM, 19/04/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar