NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 21 - 27 de Maio de 2002
 

INTERNACIONAL


 
África do Sul - Proposta separação de detidos com HIV

O partido Nacional da África do Sul (NNP) propôs a separação dos detidos portadores do vírus HIV dos restantes reclusos. A proposta daquele partido da oposição surge na sequência da revelação de que 60% dos presos libertados mensalmente são seropositivos. O NNP pediu ainda o levantamento do número de detidos portadores daquele vírus. (Notícias, 24/05/02)


Guiné-Bissau - Golpistas na barra de tribunal

Iniciou em Bissau o julgamento de quatro oficias de alta patente, alegadamente envolvidos na tentativa de golpe de Estado liderada por Ansumane Mané, em 2000. Os quatro oficias fazem parte de um grupo de cerca de vinte indiciados do mesmo crime. (Notícias, 23/05/02)


Zimbabwe - Ocupantes de fazendas dispostos a lutar

No Zimbabwe, os ocupantes de fazendas de brancos, recusam-se a abandoná-las e prometem que vão enfrentar a Polícia. Com efeito, esta foi confrontada por aldeões "fortemente armados" e preparados para resistir à força. O grupo afirma que foi enganado pelo governo, que lhes prometeu que não seriam despejados das terras se votassem a favor de Mugabe. (Notícias, 23/05/02)


Zimbabwe - Ocidente apela SADC para isolar Harare

A União Europeia apelou aos países membros da SADC para não manterem "relações diplomáticas normais com o regime de Mugabe". O Parlamento dos 15 recomendou ainda a adopção de medidas mais duras contra o governo de Mugabe.

O endurecimento da posição europeia surgiu na sequência do alegado abandono da ZANU às conversações com o MDC. Este partido contesta a reeleição de Mugabe para o cargo de presidente da República do Zimbabwe. Entretanto, a África do Sul fez saber que não vai deixar "cair" o Zimbabwe, apesar das pressões do ocidente. (Notícias, 23/05/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar