NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 21 - 27 de Maio de 2002
 

POLÍTICA


Moçambique e Timor-Leste rubricam acordos

Moçambique e Timor-Leste rubricaram em Díli o primeiro acordo geral de cooperação abrangendo, entre outras áreas, a agricultura, banca, Saúde, alfândegas, Educação, diplomacia e finanças. Com efeito, Moçambique vai receber bolseiros timorenses, que serão formados em áreas específicas.

Por outro lado, o embaixador de Moçambique na Indonésia, Geraldo Chirindza, apresentou as suas cartas credenciais ao presidente Xanana Gusmão, como primeiro embaixador de Moçambique em Timor. (Notícias e TVM, 22/05/02)


Maputo acolhe fórum sobre governação

Está a decorrer em Maputo o V Fórum sobre Governação em África. O encontro decorre sob o lema "Governação Local e Redução da Pobreza em África". O lema resulta da constatação de que os padrões de vida e de bem-estar das populações no continente se estão a agravar continuamente.

O Fórum sobre Governação em África está integrada na iniciativa especial da ONU para África, que congrega líderes africanos, doadores, sociedade civil e sector privado. O seu objectivo é discutir temas relevantes para a promoção da boa governação no continente. (Notícias e RTP-África, 23/05/02)


Autárquicas: Renamo quer Maputo, Quelimane e Nampula

Segundo a agência LUSA, a Renamo vai apresentar o engenheiro Pedro Loforte como seu candidato para Maputo, nas eleições autárquicas do próximo ano. Para Nampula, o partido de Dhlakama deverá apresentar o advogado Albano Maiope e, para Quelimane, o empresário Guido Margarido.

Loforte, actual secretário-geral da FUMO, já foi militante da Frelimo. Maiope é presidente do PAMOMO, e Guido Margarido é um empresário da indústria hoteleira. Entretanto, Pedro Loforte desmentiu essa notícia. (Notícias, 25/05/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar