NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 24 - 17 de Junho de 2002
 

AGRICULTURA E PESCAS

 
Cimeira da Fome

A cimeira de Roma sobre a fome no mundo foi marcada pela indiferença dos governos ocidentais e por reclamações dos países em desenvolvimento na definição das estratégias a serem implementadas para resolver o problema da fome e má nutrição. O único ponto positivo foi a renovação do apelo de redução para metade do número de esfomeados até ao ano 2015.

Os Estados Unidos da América apresentaram como solução para a fome no mundo a introdução de alimentos geneticamente modificados. Os norte-americanos lideram a indústria da biotecnologia no mundo e defendem que esta indústria tem o potencial de produzir alimentos mais adequados a zonas propensas à fome.

A introdução de alimentos geneticamente modificados no mercado mundial poderá significar que a segurança alimentar dos países necessitados estará nas mãos de um punhado de companhias americanas. Para África, as consequências serão trágicas, uma vez que os camponeses seriam obrigados a comprar as suas sementes dos norte-americanos, que detêm o monopólio da biotecnologia. Actualmente 815 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo. (TVM, 14/06/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar