NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 24 - 17 de Junho de 2002
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA

 
Itália perdoa dívida externa

O governo italiano cancelou a dívida de Moçambique, no valor de 524 milhões de USD. O acordo foi assinado em Roma na presença do chefe de Estado de Moçambique, Joaquim Chissano, e do Primeiro Ministro e também Ministro dos Negócios Estrangeiros interino de Itália, Silvio Berlusconi.

Berlusconi reafirmou a Chissano a prioridade dada pela Itália à cooperação e ao desenvolvimento de Moçambique. No mês passado, outros países deram o mesmo passo.

Os EUA cancelaram a dívida de 57,5 milhões de USD, o Reino Unido de 152 milhões USD, a Alemanha 180 milhões USD e a OPEP cancelou 7,7 milhões de USD. Segundo o governo, o valor das dívidas vai converter projectos de educação, saúde, infra-estruturas e desenvolvimento rural. (TVM, 11/06/02)


VODACOM entra no mercado

Chegou ao fim o monopólio da MCEL. O governo moçambicano já escolheu o segundo operador de telefonia móvel celular GMS: a VODACOM. O consórcio internacional sul-africano apresentou uma proposta de 15 milhões e 50 mil USD e superou de longe os restantes 3 candidatos à licença.

A EMOTEL é a empresa moçambicana de comunicações que se juntou ao consórcio, com 5% das acções. Ainda não há datas, mas a VODACOM já se prepara para entrar no mercado. O governo anunciou também novas alterações da exploração do serviço, a redução das taxas de 7 para 5% e a extensão do período de cobertura nacional de 5 para 6 anos. (TVM, 10/06/02)


BIM introduz novos serviços

O Banco Internacional de Moçambique (BIM) lançou um novo serviço ao público: o Portal Financeiro e a Solução de Internet Banking para Empresas. O portal Mundo BIM é um canal complementar e integrado com os serviços prestados pelas redes comerciais do banco e das empresas associadas.

Com este serviço o BIM pretende melhorar de forma substancial os seus serviços poupando tempo, reduzindo custos de operação e proporcionar segurança aos clientes. (TVM, 13/06/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar