NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 24 - 17 de Junho de 2002
 

POLÍTICA


Frelimo em congresso

Está a decorrer na cidade da Matola o Oitavo Congresso do partido Frelimo. O encontro, no qual participam cerca de 1015 delegados, representantes das 11 províncias do país, e cerca de 300 convidados, deverá ficar marcado pela reeleição de Joaquim Chissano para a presidência do partido e a eleição de Armando Guebuza para o cargo de secretário-geral.

As expectativas voltam-se também para a eleição do novo comité central, o mais importante órgão entre congressos e que tem sido determinante nas grandes tomadas de decisão, não só em relação à vida interna da Frelimo, como também da vida política do país.

Os delegados discutem algumas alterações dos estatutos e moções de estratégia, bem como os símbolos partidários, nomeadamente o hino e a bandeira. O congresso termina segunda-feira 17 de Junho, dia em que se comemora os 40 anos do partido. (TVM, 13/06/02)


O candidato da Frelimo

Armando Guebuza, o candidato a secretário-geral da Frelimo, que poderá suceder a Joaquim Chissano caso vença as eleições de 2004, é considerado um dos militantes da "ala dura" da Frelimo e um dos precursores da "burguesia nacional", detendo "variados interesses empresariais" em diferentes sectores de actividade.

Segundo o seminário Savana, os interesses empresariais de Guebuza abarcam vários sectores, incluindo o das bebidas, onde possui participações na Laurentina. No sector financeiro é sócio do Banco Mercantil de Investimentos (BMI). Do leque das empresas consta ainda a Venturin Lda, vocacionada para o exercício de actividades comerciais e industriais nas áreas imobiliária, importação, exportação, hotelaria, turismo e institutos de beleza.

Guebuza possui também investimentos na área pesqueira, nomeadamente através da Mavimbe Lda, e de uma outra sociedade criada em 1999, a Maluandle Lda, dedicando-se à pesca de crustáceos e peixe bem como à sua transformação industrial. A consultoria, comunicação social e sector gráfico são outras áreas em que Guebuza intervém através da participação na Tipografia Académica, actual proprietária do Diário de Moçambique, um jornal diário editado na Beira, centro de Moçambique. (Savana 14/06/02)


Dhlakama não tem medo de Guebuza

O líder da Renamo afirma que Armando Guebuza "como figura política não é absolutamente nada". Dhlakama diz que a sua maior preocupação é a fraude e o roubo dos votos. Outros políticos inquiridos sobre a escolha de Armando Guebuza para candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 2004 consideram que o seu passado vai pesar no escrutínio. A "Operação Produção", as guias de marcha, o cartão de residente e os campos de reeducação são questões que, segundo dizem, o povo não esqueceu. (Savana, 14/06/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar