NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 24 - 17 de Junho de 2002
 

SOCIEDADE

 
Mais um descarrilamento em Maputo

Descarrilou mais um comboio de mercadorias dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) na província de Maputo. O acidente deu-se no quilómetro 67, ponto que separa o distrito da Moamba da localidade de Movene. Não há vítimas nem danos materiais. Os CFM afirmam que se trata de um acto de sabotagem, causado pela retirada de fixadores da via.

Segundo a empresa, o acidente ocorrido à entrada das agulhas na Gare de Mercadorias no dia 5 de Junho e o de Nacala também resultam de actos de sabotagem. Trata-se do terceiro acidente ferroviário que envolve locomotivas dos CFM em menos de um mês. (TVM, 14/06/02)


CFM concluem inquérito sobre acidente de Tenga

Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) já concluíram a investigação do acidente de Tenga. O relatório foi entregue ao governo e agora vai ser apreciado pela Procuradoria-Geral da República que trabalha em conjunto com peritos britânicos e sul-africanos.

O documento inclui fotografias, entrevistas e as conclusões das origens do acidente de comboio que causou 200 mortos e 169 feridos no dia 25 de Maio. O ministro dos Transportes e Comunicações, Tomaz Salomão, garantiu que todos os desenvolvimentos do processo serão de imediato informados à Comunicação Social. (TVM, 11/06/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


76 feridos de Tenga permanecem no HCM

Permanecem no Hospital Central de Maputo 76 feridos vítimas do acidente de Tenga. Aqueles que se encontravam na sala de reanimação já foram transferidos para as enfermarias e agora estão fora de perigo. A assistência ainda é delicada e por isso terão que permanecer no hospital alguns meses. Os feridos encontram-se nas enfermarias de ortopedia e da retaguarda. Dos 76, três são crianças. (TVM, 11/06/02)


Graduação de gestores de desminagem

Graduaram-se em Maputo os primeiros gestores médios de desminagem no país. O curso foi ministrado pelo Centro de Estudos de Pós-graduação e Pesquisa Aplicada e nele participaram gestores de programas de desminagem de Moçambique, Angola e Guiné Bissau.

O curso iniciou em Setembro do ano passado e foi ministrado em 4 módulos. Em cada módulo participaram 22 funcionários que trabalham em projectos de desminagem, 5 dos quais estrangeiros. (TVM, 14/06/02)


Campanha de pulverização em Pemba

Sete bairros suburbanos de Pemba estão a ser pulverizados contra o mosquito causador da malária. A campanha vai abranger mais de 17 mil pessoas, iniciou há duas semanas e vai prolongar-se por mais 50 dias.

A malária é a principal causa de mortalidade nas unidades sanitárias da província de Cabo Delgado. Apesar do trabalho que realiza, o centro provincial de higiene ambiental e exames médicos não tem capacidade para implementar acções para a defesa da saúde pública. (TVM, 13/06/02)


Concluídos exames de admissão à UEM

Terminaram os exames de admissão à Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Só na cidade de Maputo candidataram-se 7 mil pessoas para as 1000 vagas existentes na maior instituição pública de ensino superior. Persistem, no entanto, dúvidas quanto aos critérios de admissão.

Conseguir uma nota positiva é crucial mas há outros factores determinantes. O resultado deve estar acima da média e ser menor de 25 anos é uma vantagem. Os candidatos de Maputo guardam más recordações em relação ao ano passado em que houve admissões administrativas. Este ano não se sabe ainda as regras adoptadas. (TVM, 10/06/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar  voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar