NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 25 - 24 de Junho de 2002
 

INTERNACIONAL


 
África do Sul  -  Cooperação militar com a Líbia

A África do Sul e a Líbia vão desenvolver cooperação na área da Defesa. Para o efeito, a empresa de armamento sul-africana, Denel, manteve contactos com responsáveis da Defesa líbios. A Líbia procura modernizar as suas frotas de aviões caça e helicópteros.

Entretanto, Pretória quer contribuir também com equipamentos de comunicações e de radar, componentes de sistemas electrónicos, carros blindados e veículos anti-minas. A Líbia, que cumpre sanções impostas pela ONU, é tida pelo ocidente como patrocinadora do terrorismo internacional. (Notícias, 18/06/02)


Guiné-Bissau  -  Gâmbia responde a Yalá

O ministro do Interior da Gâmbia, Ousman Badjie, considerou "sem fundamento" as acusações feitas por Kumba Yalá, segundo as quais as últimas duas tentativas de golpe de Estado teriam sido idealizadas no seu país. Ousman Badjie considera que as acusações visam denegrir a imagem do presidente Yahya Jammeh e o povo da Gâmbia.

O ministro pediu ao presidente Kumba Yalá para retirar essas acusações, "no interesse dos povos dos dois países". A 11 deste mês, Kumba Yalá ameaçou "esmagar" a Gâmbia se o respectivo governo continuar a apoiar as tentativas de derrube do Estado guineense. (Notícias, 18/06/02)


Madagáscar suspenso da OUA

Madagáscar foi suspenso da OUA, na sequência da crise política prevalecente naquele país desde as eleições de Dezembro último. Aquela organização apela à realização de novo pleito naquele país. Entretanto, o governo de Ravalomanana, que havia garantido uma amnistia a Ratsiraka, anunciou que tal foi revogada.

Esta medida surge na sequência de uma alegada tentativa de golpe de Estado, orquestrado por Ratsiraka. A execução de tal golpe teria sido confiado a 12 mercenários franceses que, entretanto, foram impedidos, na Tanzania, de seguir para Madagáscar. (Notícias e TVM, 22/06/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar