NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 31 - 19 de Agosto de 2002
 

CULTURA


 
AEMO tem novo elenco

A Associação dos Escritores Moçambicanos tem uma nova direcção. Júlio Carrillho passa a presidência para Mia Couto e Armando Artur sucede Lília Momplé no cargo de secretário-geral da agremiação.

A única lista concorrente, presidida por Mia Couto, venceu por maioria uma contestada votação que registou apenas 31 votos. Destes, 21 a favor e 10 abstenções. Três anos depois, a direcção cessante considera que o plano de trabalho foi cumprido. (TVM, 17/08/02)


Morreu Abílio Mandlaze

A música moçambicana perdeu um dos mais representativos cantores da música ligeira popular. O cantor Abílio Mandlaze morreu sexta-feira no Hospital Central de Maputo, vítima de complicações cardíacas. Segundo Ernesto Ndzevo, membro do grupo musical de Abílio Mandlaze, a saúde do cantor agravou-se nos últimos cinco meses.

Abílio Mandlaze iniciou a sua carreira musical em 1993 como vocalista dos "Os Galtons". O cantor ganhou o prémio Ngoma 94 com a popular canção "Juro Palavra de Honra". "Papaiane" e "Tchova Xita-Duma" são outros temas de sucesso do artista. Mandlaze deixa viúva e dez filhos. (TVM, 16/08/02)


Moçambique vence concurso do hino da SADC

O Maestro Justino Chemane acaba de receber o prémio pela autoria da melodia concorrente ao hino da SADC. Para o ministro da Cultura, Miguel Mkaima, o prémio não é só um mérito para Chemane, mas também um reconhecimento para Moçambique.

A melodia final para o novo hino da SADC do qual a letra já foi aprovada será conhecida na primeira semana de Outubro em Angola, durante a cimeira anual daquela comunidade. (TVM, 15/08/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar  voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar