NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 31 - 19 de Agosto de 2002
 

INTERNACIONAL


 
RDCongo - Memorando de paz com Uganda

O Uganda e a RDCongo assinaram um acordo que prevê o restabelecimento das relações entre os dois países, enfraquecidas pela guerra que opôs rebeldes congoleses, apoiados por Kampala, ao regime de Kinshasa.

O tratado assinado prevê a retirada das tropas ugandesas do território Congolês e surge depois de três dias de negociações sob égide de Luanda. O memorando de entendimento foi assinado por Augustin Mwanke, ministro da Presidência da RDCongo e James Wapakabulo, ministro dos Negócios Estrangeiros do Uganda.

O acordo assinado deverá ser ratificado pelos respectivos chefes de Estado, durante uma mini-cimeira a realizar-se em breve na capital angolana. (TVM, 16/08/02)


Angola - ONU garante apoio

A ONU vai continuar a apoiar o processo de pacificação em Angola, garantia dada pelo secretário-geral adjunto da organização para os Assuntos Africanos, Ibraim Gambari, que visitou Luanda.

O alto funcionário da ONU defende que é prioritário apoiar os locais onde se encontram aquarteladas as forças militares da UNITA e as respectivas famílias. Gambari avaliou também a situação dos refugiados de guerra e verificou os progressos da desmobilização dos antigos rebeldes da UNITA.

De acordo com a "Médicos Sem Fronteiras", 500 mil pessoas poderão morrer de fome em Angola. A ONG considera inaceitável a situação humanitária que se vive no país e acusa o governo de negligência crónica contra o seu próprio povo. Mais de 4 milhões de pessoas abandonaram as suas casas nos últimos anos devido à guerra. (TVM, 12/06/02)


África do Sul - Cimeira da Terra

A Cimeira da Terra vai definir um plano de acção para melhorar a vida do planeta protegendo o meio ambiente. Trata-se de um evento importante que vai juntar um grande número de chefes de Estado e de Governo. São cerca de 60 mil participantes vindos de mais de 180 países.

A União Europeia pretende que Joanesburgo defina a meta de reduzir para metade, até 2015, a população mundial sem água potável e saneamento básico. O relatório apresentado pelo secretariado da cimeira, aponta ainda que a poluição do ar é responsável pela morte de três milhões de pessoas anualmente.

Uma das principais causas da poluição é a utilização de combustíveis fósseis. As Nações Unidas prevêem que mais de dois biliões, quinhentos milhões de pessoas, quase metade da população mundial, enfrentem a falta de água dentro de 25 anos, caso o consumo se mantenha como agora. (TVM, 16/08/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar