NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 31 - 19 de Agosto de 2002
 

SOCIEDADE


 
Novos fármacos contra a malária

Duas novas combinações de medicamentos vão substituir a cloroquina no tratamento primário de malária em Moçambique. Caso se aprove a proposta, os novos fármacos serão administrados daqui a 18 meses. O custo do tratamento ronda um USD, cerca de 24 mil meticais, contra os seis mil meticais gastos com a cloroquina.

No país, a malária é a maior causa de morte e internamento hospitalar. No ano passado foram diagnosticados 4 milhões e trezentos mil casos dos quais 19% resultaram em mortes. (TVM, 15/08/02)


Malária mata 300 pessoas em Gaza

Trezentas pessoas morreram em Gaza vítimas de malária. A província registou só no primeiro semestre deste ano 400 mil casos de malária. As vítimas são na maioria crianças e mulheres. Segundo o médico-chefe de Gaza, 75% das pessoas que procuram os cuidados de saúde nas unidades hospitalares sofrem desta doença.

A meningite é outra doença que preocupa as autoridades sanitárias de Gaza. 53 casos de meningite foram diagnosticados em toda a província só no primeiro semestre. A abundância de águas estagnadas e as condições precárias de saneamento são apontadas como fontes do aumento de doenças nesta província. (TVM, 15/08/02)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


"Madjermanes" recebem seguro social

Depois de vários anos de manifestações e protestos, na cidade de Maputo, os regressados da extinta Alemanha do Leste começaram a receber o dinheiro referente ao seguro social. Enquanto uns recebem, outros aguardam a deliberação da contestação remetida à Assembleia da República (AR).

A cidade de Maputo tem inscritos neste processo 3 795 trabalhadores dos quais apenas 150 já receberam o valor. O ponto de discórdia é em relação aos valores a serem pagos.

Segundo defendem, além do seguro social, na carta enviada à Comissão de Petições da AR constam outros onze pontos sem satisfação. Os "madjermanes" prometem manifestar-se em todo o país se o governo não ceder às suas reivindicações. (TVM, 16/08/02)


Ensino técnico-profissional em discussão

O Governo, a Igreja católica e a Cooperação Espanhola estão de mãos dadas para reactivar a educação técnico-profissional em Moçambique. Pretende-se desenhar um modelo que possibilite maior acesso de jovens e mais qualidade nesta área de formação.

Esta iniciativa surge na sequência da crescente procura de emprego por parte dos jovens. Neste momento a rede salesiana de formação profissional tem 5 centros de formação, nos arredores da cidade de Maputo, na cidade de Tete e Inharrime, na província de Inhambane.

Os novos desafios na educação técnico-profissional contam com o apoio financeiro da Cooperação Espanhola que já concedeu a Moçambique 6,5 milhões de euros desde 1998. (TVM, 14/08/02)


UEM recebe instalações em Inhambane

A Escola Ferroviária de Inhambane tornou-se uma instituição de ensino superior de Hotelaria e Turismo. O edifício foi entregue à Universidade Eduardo Mondlane pela direcção da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique. (TVM, 16/08/02)


MISA reúne-se em Maputo

Jornalistas dos media independentes reuniram-se em Maputo para analisar o plano anual de actividades. Filiados no MISA (Instituto dos Media Independentes da África Austral) os jornalistas esperam encontrar caminhos mais eficientes na promoção da liberdade de imprensa e de expressão.

Salomão Moiana, presidente do MISA em Moçambique, acredita que o encontro vai revitalizar o trabalho que a organização vem desenvolvendo ao longo de 10 anos. O encontro que reuniu representantes dos media independentes dos países da África Austral. (TVM, 15/08/02)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar  voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar