Moçambique on-line

Notícias do dia 7 de Setembro 2001

No seu último dia de trabalho:
Parlamento Infantil aprova cinco decretos

No final dos trabalhos do plenário do I Parlamento Infantil do país, que decorreu na cidade capital, foram aprovadas cinco resoluções sobre vários aspectos da vida da criança moçambicana. Os documentos tratam de problemas que afectam o crescimento harmonioso da criança, tais como a questão da expansão do HIV/SIDA, a prostituição infantil, o abuso sexual de menores, a exploração de mão-de-obra infantil, combate à droga, acesso à Saúde, Educação, entre outros.

Para se ultrapassarem estas e outras dificuldades, os "parlamentares" fazem uma série de recomendações ao Governo, à Assembleia da República, aos tribunais e às organizações da sociedade civil. Baseando-se na Constituição da República, apelam à sociedade moçambicana a respeitar os direitos da criança e exortam o Executivo a criar mecanismos de fiscalização adequados para o controlo do acesso de menores a locais destinados a adultos, para evitar o seu aliciamento para práticas não apropriadas.

O Executivo assegurou que vai accionar mecanismos que permitam que as leis vigentes relativas à protecção de menores sejam escrupulosamente cumpridas. Os trabalhos do dia de quinta-feira foram caracterizados por acesos debates em torno dos problemas que afectam a criança. Para além dessas discussões, os "parlamentares" formularam perguntas ao governo e à Assembleia da República. (Notícias, 07/09/01)

Leia também a notícia de ontem:
Parlamento Infantil está reunido em Maputo
 

Maputo tem "Avenida Joaquim Alberto Chissano"

No seu último dia da visita à cidade de Maputo, o presidente Joaquim Chissano descerrou a placa identificativa do troço rodoviário baptizado com o seu nome. O troço, até aqui conhecido por "via rápida", liga a Praça da OMM, no bairro da COOP, à entrada do bairro de Infulene, numa extensão de cerca de três quilómetros. A atribuição do nome pela Assembleia Municipal surge em reconhecimento do papel desempenhado por Chissano na condução do Governo de Transição que tomou posse a 20 de Setembro de 1974, após a assinatura dos Acordos de Lusaka a 7 de Setembro.

No mesmo dia, Chissano deslocou-se ao Bairro Ferroviário, onde visitou a unidade de produção agro-pecuária da União Geral das Cooperativas e da Associação Nacional dos Camponeses.

Por fim Chissano escalou o Bairro Novo de Magoanine, onde orientou um comício popular. Aquele bairro nasceu como resultado da movimentação de milhares de famílias deslocadas de oito regiões da cidade de Maputo devido às cheias do ano 2000. O Bairro Novo de Magoanine, onde vivem 4 437 famílias, possui 42 ruas de terra batida, 21 furos de água, um posto de saúde, um posto policial enquanto duas escolas, com 12 salas de aulas, estão em fase de acabamento. (Notícias, 07/09/01)
 

Para Inglaterra:
Apicultores de Gorongosa exportam mel

Apicultores do distrito de Gorongosa, província de Sofala, exportaram 800 litros de mel dos 1 300 produzidos este ano. Segundo a Fundação Contra a Fome, a quantidade em causa foi exportada através dos supermercados "Shoprite" e casas de venda de frutas sediadas na cidade da Beira. Para garantir a boa qualidade do produto vai ser construída uma casa para o processamento de mel, em Gorongosa. (Notícias, 07/09/01)
 

Novo serviço das LAM chama-se "Jacto Popular"

Foi lançado há dias na cidade de Nampula um novo tipo de serviço das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), denominado "Jacto Popular", destinado às "camadas de média posse". A LAM, a única companhia pública transportadora do país, espera que as tarifas mais baixas consigam atrair mais passageiros para os seus voos, melhorando assim o índice de ocupação dos seus aviões.

Além de Maputo-Nampula, o "Jacto Popular" fará igualmente a rota Maputo-Beira, Maputo-Quelimane e Maputo-Pemba. A diferença com o serviço comercial, de acordo com a LAM, é que no "jacto popular" não haverá serviço de bordo. Fontes fidedignas, no entanto, revelaram a MOL que, quanto a este aspecto, ninguém notará a diferença... (Notícias, MOL, 07/09/01)
 

Notícias de ontem (6 de Setembro):

Parlamento Infantil está reunido em Maputo
Reserva de Matingatinga importa animais
Prevenção e combate ao HIV/SIDA: Parlamentares buscam experiências no Uganda
FACIM-2001: Expositores estão decepcionados


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial