Moçambique on-line

Notícias do dia 4 de Outubro 2001

Em resposta à greve:
MOZAL despede centenas de trabalhadores

A fundição de alumínio MOZAL, localizada nos arredores da cidade de Maputo, confrontada com uma greve de uma parte considerável dos seus trabalhadores, não pensou duas vezes, declarou a greve "ilegal" e anunciou o despedimento de todos os trabalhadores que aderiram à greve. A fabrica mandou uma notificação de suspensão a centenas dos seus trabalhadores e caso não apelem, dentro de dez dias, à esta decisão, estes trabalhadores estão despedidos.

Apesar das ameaças, o comité sindical da MOZAL afirma que os grevistas estão dispostos a prosseguir com a paralisação por tempo indeterminado, tal como foi indicado no pré-aviso dirigido à direcção, a 18 de Setembro passado. O grupo dos grevistas é constituído maioritariamente por trabalhadores moçambicanos dos níveis I e II, nomeadamente os operadores e o pessoal da manutenção.

Entretanto, a MOZAL foi buscar 150 trabalhadores na fundição na cidade sul-africana de Richards Bay, para garantir serviços mínimos. A contratação de estrangeiros é tida pelo sindicato como uma violação da Lei do Trabalho que, no artigo 130, estipula que "em caso de paralisação laboral o patronato deve solicitar ao sindicato, em tempo e número úteis, operários moçambicanos para garantir os serviços mínimos". (Notícias, 04/10/01)

Leia também a notícia de ontem:
Trabalhadores da MOZAL novamente em greve
 

Telefonia móvel:
mCel vai enfrentar concorrência a partir do próximo ano

O ministro dos Transportes e Comunicações, Tomaz Salomão, anunciou ontem, em Maputo, que dois novos operadores do serviço de telefonia móvel celular vão operar no país a partir do próximo ano. O concurso público para a selecção de novos provedores do serviço telefónico celular será oficialmente lançado no próximo domingo, dia 8 de Outubro. Em Dezembro serão apreciadas as propostas e seleccionados os vencedores. Neste processo, o governo conta com a assistência do consultor britânico McCarthy Tetrault.

Actualmente a única empresa operadora daquele serviço no país é a mCel, que já revelou a sua incapacidade de responder às necessidades dos consumidores. Segundo o ministro Tomaz Salomão, estima-se em cerca de 150 mil o número de potenciais utilizadores do serviço da mCel. Quando esta empresa nasceu esperava servir 10 mil clientes apenas. (Notícias, 04/10/01)

Para mais informações sobre concurso público,
visite o website do Ministério dos Transportes e Comunicações

 

Aniversário dos Acordos de Roma:
Estamos em paz há 9 anos

Foi a 4 de Outubro de 1992 que a Frelimo e a Renamo assinaram, em Roma, Itália, o Acordo Geral de Paz (AGP), que marcou o fim da guerra em Moçambique. Numa mensagem alusiva à passagem do 9º aniversário do AGP, o partido Frelimo exortou ontem todos os moçambicanos para que "levante bem alto o estandarte da paz".

Por seu turno, o Partido Trabalhista (PT) entende que é importante que "todas forças vivas da sociedade se aglutinem na luta pela consolidação da paz, fortalecimento da unidade nacional, boa governação e pelo aprofundamento da democracia". Apela à Frelimo e a Renamo no sentido de criarem um ambiente favorável ao desenvolvimento do país, abandonando as acusações mútuas. (Notícias, 04/10/01)
 

Ido de Bogotá:
Dhlakama chega hoje a Roma

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, chega hoje a Roma, ido de Bogotá, Colómbia, onde participou na reunião da Internacional Democrática Cristã, organização de que é vice-presidente. Em Roma, Dhlakama deverá ser recebido pelo Papa João Paulo II e manterá encontros com D. Mateo Zuppi, da Comunidade de Santo Egídio, Manfred di Camerana, ex-embaixador da Itália em Maputo, entre outras entidades, muitas das quais ligadas ao processo de paz em Moçambique. Com essas entidades, Afonso Dhlakama vai abordar a situação política, económica e social de Moçambique. (Notícias, 04/10/01)
 

Instituto Industrial da Beira:
Ministro da Educação anula matrículas

O Ministro da Educação, Alcido Nguenha, determinou a anulação das matrículas de frequência de 290 alunos do Instituto Comercial e Industrial da Beira, na sequência de "graves irregularidades" registadas nas inscrições. Entre essas irregularidades consta, por exemplo, a inscrição de alunos que não constam das listas enviadas pela Direcção Nacional de Ensino Técnico.

Nguenha mandou também cessar funções o director do IICB, Rodrigues Gonçalves Júnior, nomeando para o seu lugar Francisco Mulembo Cote. Não está claro como esta medida se relaciona com a fraude detectada recentemente naquela instituição de ensino pelo Governador da província de Sofala, Felício Zacarias. (Notícias, 04/10/01)

Leia também a notícia da semana passada:
Governador detecta fraude no Instituto Industrial e Comercial da Beira
 

Notícias de ontem (3 de Outubro):

Trabalhadores da MOZAL novamente em greve
Falta de recursos humanos atrasa reassentamento no centro do país
Iniciou Simpósio sobre Política Nacional de Informática
Pela terceira vez: Saíde Omar melhor jornalista da COSAFA


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial