Moçambique on-line

Notícias do dia 6 de Novembro 2001

Na Matola:
Incêndio devora reservatório da "Química Geral"

Um incêndio de grandes proporções deflagrou na tarde de ontem num antigo reservatório da "Química Geral" localizado na zona de Língamo, na Matola, numa ocorrência que se presume tratar-se de um caso de fogo posto, provocado por um doente mental. O reservatório, de grandes dimensões e com evidentes sinais de obsolência, é constituído de um revestimento exterior de fibra altamente inflamável, que no passado serviu de isolador térmico.

No local há três reservatórios que há muito tempo deixaram de assumir a sua função de armazenar produtos químicos. Os bombeiros enfrentaram grandes dificuldades de acesso, uma vez que hoje os reservatórios são ladeados por um grande caniçal. (Notícias, 06/11/01)
 

Nas zonas afectadas pelas cheias:
Alunos no centro do país terão exames especiais

Um total de 2 875 alunos das escolas primárias e secundárias das províncias da Zambézia, Tete, Manica e Sofala terão "exames especiais" pelo facto de as aulas na região centro de Moçambique terem começado tarde, na sequência das cheias que fustigaram a região no primeiro trimeste deste ano.

O facto foi dado a conhecer, em Maputo, pelo Presidente da Comissão Nacional para os Exames no Ministério de Educação, Abel Assis, que adiantou que o processo de realização dos exames escolares, nestas províncias, terá início a 3 de Dezembro, diferentemente das restantes escolas do país, que começarão a 19 de Novembro corrente.

"Nós temos que elaborar exames que se adequem aos programas de ensino destas províncias", disse Assis, acrescentando que já foram avaliadas as diferentes propostas de exames apresentadas por várias escolas para servirem de base de elaboração das provas finais. Em todo o país os exames envolverão este ano mais de 500 mil alunos dos diferentes subsistemas de educação. As provas finais abrangem alunos da 5ª, 7ª, 10ª e 12ª classes. (AIM 05/11/01)
 

Governo solicita fundos para combate ao HIV/SIDA

SIDAO governo vai solicitar à comunidade internacional cerca de 250 milhões USD para o programa trienal de combate ao HIV/SIDA. Segundo o Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA, esse montante visa financiar as actividades previstas no plano nacional de combate à doença, subdividido em três anos. O HIV/SIDA afecta mais de dois milhões de pessoas no país. (Notícias, 06/11/01)
 

Proposta de novo Código Comercial em debate

O Ministério do Comércio está a promover debates para a discussão da proposta do novo Código Comercial que vai substituir o actual que vigora há mais de cem anos. A proposta do novo Código Comercial em debate foi elaborado por um grupo de consultores contratados pelo Governo, constituído por sul-africanos, norte-americanos e brasileiros, sem, no entanto, incluir um técnico moçambicano.

Segundo Carminzé Alafo, membro do Secretariado Técnico da comissão que está a fazer a revisão da proposta do novo Código Comercial, o primeiro documento elaborado pelos consultores tinha conceitos jurídicos que não se adequavam à realidade moçambicana, daí que foi criada uma comissão técnica para rever a proposta. (AIM 05/11/01)
 

Notícias de ontem (5 de Novembro):

Professores na Zambézia não recebem há nove meses
Médicos africanos estudam plantas medicinais em Manica
MISAU estuda novos métodos para o internamento nos hospitais
Suécia reforça apoio a Niassa através de micro-créditos aos camponeses


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial