Moçambique on-line

Notícias do dia 17 de Dezembro 2001

Missão termina visita ao país
IDC interessada no carvão de Moatize

Uma delegação da Industrial Development Corporation (IDC) da África do Sul acaba de manifestar interesse pelo carvão de Moatize, na província de Tete, e pelo projecto de reabilitação da linha férrea de Sena, que liga Moatize à cidade da Beira. A delegação, que termina hoje uma visita de exploração de oportunidades de negócios que vinha efectuando desde quinta-feira última, discutiu com as autoridades moçambicanas a possibilidade de produção de energia a partir de uma das qualidades de carvão a ser produzido nas minas de Moatize.

A IDC tem participações na fábrica de fundição de alumínio MOZAL, nos arredores de Maputo, e no projecto de areias pesadas "Corridor Sands" de Chibuto, na província de Gaza. Aquela corporação está também interessada em investir na área turística e no projecto de construção de um porto de águas profundas na Ponta Dobela, a sul da cidade de Maputo. (Notícias, 17/12/01)
 

Hidroeléctrica de Cahora Bassa:
Missão tripartida reúne-se em Lisboa

Os governos dos três países com interesses na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Moçambique, África do Sul e Portugal, reúnem-se hoje em Lisboa, no âmbito do processo de reestruturação do empreendimento. Após discussões técnicas entre missões dos três países, que decorreram desde Dezembro de 2000, os ministros dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Castigo Langa, das Finanças de Portugal, Guilherme de Oliveira, e do Comércio e Indústria da RAS, Alec Erwin, decidiram reunir-se entre si.

Espera-se que neste encontro sejam estabelecidos os entendimentos que irão definir a nova estrutura accionária, a dívida com Portugal (avaliada em 426 milhões de contos portugueses) e os contratos comerciais (nomeadamente a tarifa de energia a ser paga por África do Sul). Com base num contrato de fornecimento de energia, rubricado em 1978, a ESKOM, empresa de electricidade da RAS, adquire a energia de Cahora Bassa a preços considerados irrisórios. (Notícias, 17/12/01)

Leia esta notícia de 12 de Abril sobre a questão das tarifas da HCB:
Fornecimento de energia à RAS: Eskom injecta capital

 

Ngoma 2001:
"Wuromba" é melhor canção

David Mazembe conquistou o prémio "Melhor Canção" do Ngoma Moçambique 2001, com a canção "Wuromba", vencendo assim a parada de música ligeira moçambicana. A final do Ngoma, concurso organizado anualmente pela Rádio Moçambique (RM), teve lugar sábado último no Cine-Teatro África, em Maputo. Para o concurso, que decorreu durante o ano, foram inscritas 56 canções das quais apenas 10 alcançaram a final, em função dos votos dos ouvintes da RM.

Nessa final foram premiados igualmente Jeremias Nguenha - "Canção Mais Popular"- com a composição "La Famba Bicha", Aly Faque, "Melhor Voz", a estreante Gabriela, "Prémio Revelação", e a banda Kapa Dêch, "Prémio Imprensa". O prémio "Melhor Canção é constituído por um sistema completo de som e o de "Melhor Voz" e o de "Revelação" é constituído por uma viola e um trofeu, para cada um. Os Kapa Dêch", "Prémio Imprensa", receberam um teclado e Jeremias Nguenha, o "mais popular", recebeu uma bateria completa. (Notícias, 17/12/01)

Leia esta notícia da semana passada:
Safira José vence "Top Feminino"

 

Notícias de sábado passado (15 de Dezembro):

Frelimo desmente que já escolheu sucessor de Chissano
Reprivatização do Banco Austral: ABSA recebe aval do Banco Central da RAS
Governo disponibiliza 2 milhões de contos para produtores de algodão
Inaugurados central a gás e hotel de 5 estrelas em Bazaruto


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial