Moçambique on-line

Notícias do dia 4 de Fevereiro 2002

Pássaro causa queda de avioneta em Mocímboa da Praia:
Dois mortos em acidente de aviação

Dois mortos e igual número de feridos é o resultado de um acidente aéreo ocorrido no sábado passado na vila da Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado. De acordo com um dos sobreviventes, citado pela Rádio Moçambique, o incidente ocorreu por volta das 8:30 horas e terá sido causado por um pássaro que quebrou um dos vidros da avioneta, quando o piloto se preparava para aterrar em Mocímboa da Praia.

Entre os mortes está o piloto e uma das sobreviventes é uma mulher de nacionalidade sul-africana. Os feridos, que sofreram queimaduras graves, estão a receber tratamento no hospital rural de Mocímboa da Praia. O vôo era proveniente da Ilha do Ibo, onde tinham desembarcado alguns passageiros. (RM 03/02/01)
 

Inaugurado em Maputo:
Novo bairro para oficiais das Forças Armadas

O presidente Joaquim Chissano inaugurou ontem, no bairro de Albazini, em Maputo, o novo bairro militar, destinado a oficiais superiores das Forças Armadas de Moçambique (FADM). O empreendimento é constituído por 54 residências de diferentes tipos, construídas no âmbito da cooperação entre Moçambique e a República Popular da China. O governo chinês concedeu 60 milhões de yuans para o projecto. Desse valor cerca de 43 milhões de yuans foram gastos na construção da área habitacional, tendo o valor remanescente sido usado na construção de um centro comercial, um posto médico, um clube militar e uma escola primária. As obras tiveram início em Setembro de 2000, com um ano e meio de atraso em relação à data inicialmente prevista, devido a procedimentos burocráticos ligados à importação dos materiais e equipamentos da China.

Chissano, que é também comandante-em-chefe das FADM, exortou os oficiais a assumirem um comportamento de respeito, amor e admiração junto das populações. Disse igualmente que os oficiais ao fim das respectivas carreiras devem abandonar o bairro. A ocupação de casas do Estado por ex-militares foi uma das razões para a construção do novo bairro. Em muitos casos os militares vendiam "as chaves" das casas por eles ocupadas na cidade para com o dinheiro construir casas na periferia da cidade. Na maior parte dos casos essas transacções foram feitas com a bênção do ministério da defesa nacional. (TVM, Notícias, MOL 04/02/02)
 

No Dia dos Heróis:
Chissano apela à unidade e solidariedade

Ontem o Presidente da República, Joaquim Chissano, apelou a todos os moçambicanos para que façam de 2002 o ano de paz, de solidariedade e de unidade nacional. Chissano fez esta exortação durante as cerimónias centrais do Dia dos Heróis Moçambicanos - 3 de Fevereiro - e do 33º aniversário da morte de Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique. Recordou que muitos países ricos ainda hoje procuram estabilidade, porque não souberam construir o sentido de solidariedade. Referiu também que "no seio da Frelimo houve grandes divergências em 1966, que se tornaram violentas em 1968, culminando com a morte de Eduardo Mondlane, a 3 de Fevereiro de 1969". Entretanto, foram "ultrapassadas", de acordo com Chissano. (TVM e Notícias, 04/02/02)
 

Instalações definitivas em Maputo:
Iniciaram obras do ISPU

O Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) está a construir instalações próprias e definitivas em Maputo. O acto de lançamento da primeira pedra teve lugar sexta-feira última, em Maputo, num terreno situado entre as avenidas Agostinho Neto e Amílcar Cabral. A obra, que deverá ser composta por blocos de salas de aula, bibliotecas, serviços, serviços sociais, bloco administrativo e anfiteatros, está orçado em cerca de 1,5 milhão USD e a sua conclusão está prevista para Dezembro próximo. Até agora o ISPU funciona em instalações alugadas e outras provisórias (pré-fabricadas). (Notícias, 04/02/02)
 

Notícias de sábado passado (2 de Fevereiro 2002):

Solto indiciado no "caso Cardoso"
Assaltando e alugando armas: Polícia na vanguarda do crime
Dinamarca não vai diminuir ajuda ao país
Apreendidas 80 viaturas de proveniência duvidosa


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001/2002

Clique aqui voltar para voltar à página inicial