NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 28 - 31 de Julho de 2000
 


SOCIEDADE


 
EMBAIXADOR ALEMÃO HOMENAGEIA MOÇAMBICANO ASSASSINADO NA ALEMANHA

Na sequência do assassinato de um jovem moçambicano na Alemanha, Alberto Adriano, o embaixador alemão em Moçambique dirigiu-se à província de Nampula, terra natal do malogrado, onde junto dos familiares e amigos homenageou o mesmo. A comunidade alemã residente em Moçambique fez também publicar uma declaração de repúdio pelo sucedido, apelando às autoridades do seu País a condenação dos responsáveis.

Alberto Adriano, com 39 anos de idade, faleceu devido a ferimentos graves contraídos aquando da agressão por três "Skinheads" que revelaram que cometeram aquele acto bárbaro por causa do ódio aos estrangeiros. Os 3 jovens foram formalmente acusados pelo Tribunal Federal de Karlsruhe, tendo o sido reenviados ao Tribunal de Hamburg pelo Procurador Federal, sob acusação de homicídio em grupo. (Notícias, 27/07/00)
 


PAIS ESCONDEM FILHOS DEFICIENTES

Cerca de 610 crianças que devido a vários tipos de deficiência, viviam escondidas pelos respectivos pais, foram descobertas pela Associação do Deficientes de Moçambique (ADEMO), durante os últimos dois anos na cidade de Maputo. Estas crianças j estão a ser enquadradas em processos de socialização, resultantes de um trabalho de consciencialização em curso.

Os pais dessas crianças foram instruídos no sentido de que os filhos, seja qual for a deficiência que apresentem, podem ser úteis à sociedade e devem gozar de todos os direitos como qualquer outra pessoa. (Notícias, 24/07/00)
 


COMIDA PELO DINHEIRO VISA AJUDAR AS VÍTIMAS DAS CHEIAS

Um novo programa denominado "Comida pelo Dinheiro" foi lançado pela Associação Rural para Ajuda Mútua (ORAM) em Chókwè, província de Gaza, para auxiliar as vítimas das cheias. O programa consiste na prestação de serviços comunitários, como limpeza das zonas previstas para o reassentamento das famílias afectadas pelas enxurradas e reabilitação de infraestruturas, entre outros, em troca de 25 mil meticais por cada jornada de trabalho.

A ORAM espera cobrir, na província de Gaza, um total de 250 mil pessoas e para o efeito conta com o apoio financeiro da "Cristian Aid" da Inglaterra. (Notícias, 24/07/00)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter informações sobre publicidade no NoTMoC

JÁ HÁ DINHEIRO PARA XAI-XAI E CHÓKWÈ

Moçambique já recebeu os fundos para as obras de reabilitação das cidades de Xai-Xai e Chókwè, na província de Gaza. A reabilitação das duas urbes contempla a reposição do sistema de saneamento e dos diques de protecção, contra a intrusão das águas do rio na época chuvosa. O saneamento das águas pluviais e residuais é ainda prioridade do programa de emergência pós-cheias na cidade de Chókwè.

Entretanto, a França perdoou a dívida de Moçambique, em 472 milhões USD, juntando-se assim aos esforços da comunidade internacional no apoio à recuperação sócio-económica do país. (Notícias, 28/07/00)
 


97% DAS VÍTIMAS DAS CHEIAS ESTÃO REASSENTADAS

Perto de 243.302 pessoas, cerca de 97% do universo dos afectados pelas cheias, foram reassentadas em novas áreas na província de Gaza desde o início do processo no passado mês de Abril. Paralelamente ao reassentamento das populações nas zonas seguras, o Governo concebeu um plano ao abrigo do qual se apresenta a nova perspectiva sobre o povoamento do vale do Limpopo, no mesmo contexto em que se perspectiva a reabilitação das cidades de Xai-Xai e Chókwè e o surgimento de uma cidade satélite nos arredores da vila de Manjacaze. (Notícias, 27/07/00)
 


MOÇAMBIQUE PERDE DOIS JORNALISTAS NUM MÊS

Dois jornalistas moçambicanos perderam a vida este mês vítimas de doença. Trata-se de Remígio Membe, jornalista da Rádio Moçambique, que frequentava o ensino superior em Portugal e de José Ramos, antigo jornalista da AIM, do jornal DEMOS, das estações televisivas TVM e RTK e colaborador da Liga dos Direitos Humanos (LDH).

O 1o Ministro, Pascoal Mocumbi, prestou tributo aos malogrados cujos restos mortais já foram transladados para as respectivas províncias de origem. (Notícias, 28/07/00)
 


"NINJA" BALEIA EMPREGADO DE UM RESTAURANTE EM MAPUTO

Um trabalhador do restaurante "Batuque" em Maputo foi assassinado a tiro por um indivíduo que em seguida se pôs em fuga. O malogrado, que em vida respondia pelo nome de Alberto Nhantumbo, foi morto quando tentava recuperar um copo de que o marginal se apoderara ilicitamente no restaurante. A polícia está a investigar a estranha ocorrência. (Notícias, 27/07/00)
 


CVM RECEBE 200 MILHÕES MZM DOS NATURAIS DE INHAMBANE

A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) recebeu da Associação dos Amigos e Simpatizantes de Inhambane (AASI) um cheque no valor de 200 milhões de meticais (MZM), um gesto de solidariedade para com as vítimas das cheias.

Esse montante resulta da contribuição feita por cerca de 500 pessoas aquando do almoço que o grupo da Terra de Boa Gente organizou recentemente. Aqueles associados escolheram a CVM porque é a instituição que se tem destacado na resposta aos necessitados em consequência das recentes calamidades. (Notícias, 27/07/00)
 


POLÍCIAS FACILITAM ARMAS AOS MALFEITORES

Quatro agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo foram apresentados ao público, indiciados de serem fornecedores de armas e munições aos sindicatos de crime que aterrorizam Maputo e arredores.

Um dos agentes em alusão é E. Bacharel, subinspector da PRM, acusado de ter vendido duas pistolas e uma espingarda AK-47 a um bando liderado por um cidadão suázi. Os outros são P. Segundo, D. Zualo e D. José acusados de terem vendido munições a outros esquadrões. (Notícias, 27/07/00)
 


POLÍTICA DE INFORMÁTICA DEVE SER EXEQUÍVEL

O Governo moçambicano pretende que a Política Nacional de Informática seja exequível, e reconheceu a necessidade de harmonizar o anteprojecto de modo a que alguns temas não apareçam tratados com maior profundidade em relação aos outros, no decurso do 2o Seminário sobre esta matéria decorrido em Maputo.

Cabe ao Governo o papel de facilitador na implementação dessa política, mas também é um parceiro junto com os outros na utilização das tecnologias de informação e comunicação. Assim impõe-se que o papel do Estado seja clarificado aos diferentes níveis de intervenção, especificando acções concretas como, por exemplo, a noção de taxa de importação durante os primeiros três anos de aplicação. (Notícias, 29/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page da NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar