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Ano 02 - Edição 34 - 11 de Setembro de 2000
 


ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
FACIM 2000 COM FRACA PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA

Decorreu em Maputo a 36ª Edição da FACIM/2000, uma feira anual de exposições de serviços e produtos. Participaram nesta edição apenas cinco países estrangeiros, nomeadamente Portugal, Reino Unido, Noruega, Alemanha e França. Pela primeira vez nenhum país do continente africano se fez representar. Américo Magaia, Presidente do Conselho de Administração da SOGEX, refere que tal poderá dever-se às cheias que deixaram a impressão que o país ficou com as infraestruturas todas destruídas.

No que diz respeito a expositores nacionais, participaram 192 empresas. Empresas de bens alimentares, artesanato, turismo e outros serviços. De referir que esta foi a primeira edição daquela feira sob gestão privada. O Governo autorizou recentemente a assinatura de um contrato de exploração por 25 anos à SOGEX, Sociedade de Gestão de Feiras e Exposições. (Televisão de Moçambique 04/09/2000)
 


EXPORTAÇÕES RENDEM 250 MILHÕES USD

Moçambique exportou durante o ano passado produtos diversos num valor superior a 250 milhões USD. De entre o grupo de produtos exportados destacam-se o camarão, o coco, o algodão, citrinos, madeira e o açucar; produtos exportados maioritariamente para a África do Sul, Zimbabwe, Suazilândia, Espanha, Índia, Portugal, Estados Unidos, Japão e Hong Kong.

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Morgado, afirmou que apesar do valor das exportações do ano passado representar um crescimento em relação a 1998 (ano em que o país exportou cerca de 248 milhões USD), Moçambique continua a ter um défice de cerca de 700 milhões de dólares na sua balança comercial. (Notícias 07/09/2000)


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NOVOS PROCEDIMENTOS ADUANEIROS NA TERMINAL FERROVIÁRIA DE MAPUTO

A falta de condições de segurança na estação ferroviária de Ressano Garcia e na terminal de Maputo, no tratamento de mercadorias, ditou que as Alfândegas de Moçambique aprovassem novos procedimentos para o desembaraço aduaneiro de mercadorias importadas através de comboios de passageiros provenientes da África do Sul.

Ao abrigo das novas modalidades, os vagões com carga atrelados ao comboio passarão a ser selados em Komatiport, território sul-africano, e levados até à terminal ferroviária das Mahotas, na capital do país. Aqui decorrerá toda a tramitação referente ao desalfandegamento em condições mais seguras. (Notícias 04/09/2000)

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