NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 34 - 11 de Setembro de 2000
 


SOCIEDADE


 
ACIDENTE DE VIAÇÃO MATA 34 PESSOAS E FERE OUTRAS 17

Pelo menos 34 pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas, 12 das quais em estado grave, na sequência de um acidente de viação na Estrada Nacional n° 6 no distrito de Dondo, província de Sofala. O acidente registou-se de madrugada e envolveu um autocarro da Oliveiras Transportes & Turismo e um camião da "Mar Azul".

O autocarro da "Oliveiras" fazia o trajecto Beira-Tete com 49 pessoas e o camião transportava 27 toneladas de milho do Programa Mundial para a Alimentação (PMA), de Quelimane para a Beira. Desconhecem-se as razões do acidente mas presume-se que o mesmo se deve à deficiência de iluminação. (Notícias 07/09/2000)
 


INCÊNDIO DESALOJA 1000 FAMÍLIAS EM MEMBA

Um incêndio de grandes proporções destruíu 192 habitações, 20 barracas e deixou pelo menos 1000 famílias do bairro de Gaba, distrito de Memba em Nampula ao relento. O sinistro começou numa das casas, por uma mulher que se encontrava a cozinhar. O fogo propagou-se rapidamente devido aos ventos fortes que se faziam sentir.

Uma Comissão distrital foi formada para avaliar os danos e mobilizar ajudas de emergência para as vítimas. O Instituto de Gestão de Calamidades já enviou um apoio humanitário de 5 toneladas de milho, 15 sacos de mandioca, 330 kg de feijão diverso, 2 toneladas de sal e 388 cobertores. (Notícias 07/09/2000)
 


NOVO BATELÃO NAS ÁGUAS DO ROVUMA

A travessia do rio Rovuma já se faz com mais segurança. Um batelão, pertencente a um missionário, faz a travessia entre Moçambique e a Tanzania, e vice-versa. Trata-se de uma embarcação com a capacidade para três viaturas e que diariamente percorre as duas margens.

O batelão foi recebido com satisfação pela população de ambos os países. As pequenas canoas que até então garantiam a travessia foram "dispensadas", devido ao perigo que ofereciam, desde as correntes aos ataques dos crocodilos e dos hipopótamos. (Televisão de Moçambique 07/09/2000)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para iris@fem.uem.mz para obter informações sobre publicidade no NoTMoC

EDM FORNECE ENERGIA A PARTIR DA MOTRACO

A Electricidade de Moçambique (EDM) prevê para breve a ligação de uma rede de 400 kV da subestação da MOTRACO, com a qual será alimentada a MOZAL, à província e cidade de Maputo. Segundo técnicos da EDM, a ligação da referida rede vai reduzir o volume de cortes e eliminar as perturbações na rede primária.

No que se refere à expansão da rede eléctrica, a EDM prevê ainda a montagem da chamada "Linha Sul" de alta tensão, que vai alimentar a província de Gaza com energia eléctrica hídrica de Cahora Bassa. (Domingo 03/09/2000)
 


QUELIMANE BREVEMENTE COM TRANSPORTES PÚBLICOS

A cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, vai em breve contar com o serviço de Transportes Públicos Urbanos. Segundo o Director Provincial dos Transportes e Comunicações, Baptista Rodrigues, existem duas empresas privadas que manifestaram interesse em explorar a actividade transportadora no perímetro de Quelimane, sobretudo nos troços Quelimane/Namuinho, Quelimane/Madal e vice-versa.

Neste momento, o transporte dentro da cidade de Quelimane é assegurado por táxis; transporte privado que a maioria da população contesta praticar preços elevados. (Notícias 04/09/2000)
 


BAIXOS ÍNDICES DE APROVEITAMENTO ESCOLAR EM MAPUTO

Os responsáveis pelo sector da Educação a nível da cidade de Maputo mostram-se preocupados com baixos resultados pedagógicos dos diferentes subsistemas de ensino. A situação é mais preocupante no Ensino Secundário Geral do primeiro ciclo (ESG-1) que durante o primeiro semestre deste ano registou um aproveitamento positivo de apenas 2,3%.

Factores como o incumprimento dos programas curriculares, a fraca assiduidade dos professores e a falta de material didáctico são apontados como os mais graves problemas. (Notícias 06/09/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar