NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 36 - 25 de Setembro de 2000
 


POLÍTICA


RENAMO EXPULSA RAUL DOMINGOS

Depois de se reunir em Conselho Nacional extraordinário, o maior partido da oposição decidiu expulsar o seu membro sénior e deputado da bancada parlamentar, Raul Domingos. Domingos é acusado de colaborar com a Frelimo e alegadamente ter envolvido assuntos pessoais no diálogo que manteve com o Governo, no princípio do ano, sobre o dossier eleitoral.

Ossufo Momade, Presidente do conselho nacional, disse que tal "representa uma traição ao nosso partido e ao nosso líder, Afonso Dhlakama".

Numa entrevista com Rádio Moçambique, Raul Domingos reagiu com muita calma à sua expulsão: "Em primeiro lugar quero agredecer a todos que contribuíram para o sucesso do meu trabalho durante 20 anos na RENAMO. Continuo a defender os mesmos princípios e valores que sacrificaram a minha juventude até à data. Tudo farei, fora da RENAMO, para que a democracia e a paz sejam um bem adquirido para todos os moçambicanos". Domingos ainda diz precisar de tempo para pensar sobre o seu futuro político.

De lembrar que Raul Domingos foi negociador chefe da Renamo nas conversações com o Governo moçambicano em Roma, que culminaram com a assinatura do Acordo Geral de Paz pondo fim a 16 anos de conflito armado em Moçambique. (Notícias 22/09/2000)
 


POLÍTICOS REAGEM À EXPULSÃO DE RAUL DOMINGOS E LAMENTAM

A expulsão de Raul Domingos, da Renamo, está a ser objecto de lamentação por parte de diferentes partidos políticos. Líderes de organizações políticas nacionais pronunciaram-se intrigados com a decisão.

Teodato Hunguana, membro do Comité Central da Frelimo, considera que esta decisão constitui uma vitória "da ala irracional da Renamo" que tenta a todo o custo "silenciar" a parte mais moderada e racional do partido. Máximo Dias, secretário-geral da MONAMO, disse estar angustiado com tal situação porque se trata de uma figura de proa da oposição que na Renamo fazia muita diferença. José Samo Gudo, deputado da Renamo União Eleitoral e Presidente da FUMO, considera que se trata de uma situação interna do partido, que aconteceu à luz dos seus estatutos. (Notícias 23/09/2000)
 


CHISSANO: NA FRELIMO DOMINGOS NÃO ERA EXPULSO

"Não posso analisar a expulsão dele porque cada partido tem as suas formas de trabalhar. Se fosse na FRELIMO, eu não encontraria razões sufficientes para expulsar um membro do partido. Por quanto, do que eu ouvi, ele foi acusado de estar a tratar de assuntos de interesse particular, mas não sei em quê é que um líder de um partido lesa os interesses do seu partido quando trata assuntos da sua vida particular. Penso que cada cidadão tem o direito de tratar de assuntos da sua vida particular, desde que tal não lesa os interessos da colectividade a que pertence". Assim citou a Notícias o Chefe de Estado.

As declarações do Chefe de Estado são pelo menos estranhos visto o facto que foi ele próprio que deu origem a expulsão a revelar publicamente que o Domingos estava a querer negociar a aceitação dos resultados das últimas eleições pela RENAMO-UE contra um benefício de 500 000 USD para ele próprio, mais 1 milhão de dólares para a RENAMO e USD 10 000/mês para o presidente Afonso Dhlakama. (Notícias/NoTMoC 25/09/2000)
 


MOÇAMBIQUE EMBARGA CARNE SUL-AFRICANA

Moçambique acaba de impôr um embargo à importação de bovinos, caprinos e suínos provenientes da África do Sul, em consequência da detecção, no passado dia 12 deste mês, de casos de febre aftosa.

A Direcção Nacional de Pecuária orientou os respectivos serviços provinciais no sentido de aumentarem a vigilância epidemiológica nos postos fronteiriços, das zonas de Matutuíne, Namaacha e Moamba. Na sequência da situação, todas as licenças de importação de animais vivos, seus produtos e derivados, provenientes da África do Sul, estão suspensas por um período minímo de 30 dias. Os serviços de Pecuária reconhecem os transtornos que a medida poderá criar, mas consideram ser uma das melhores medidas de prevenção de momento. (Notícias 23/09/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar