NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 37 - 2 de Outubro de 2000
 


CULTURA


 
RÁDIO MOÇAMBIQUE COMEMORA 25 ANOS DE EXISTÊNCIA

A Rádio Moçambique (RM) comemora a 2 de Outubro o seu 25° aniversário. Para celebrar a data diversas actividades culturais estão a ser desenvolvidas por aquela estação emissora. Com efeito, teve lugar em Maputo um espectáculo musical, o qual juntou 50 músicos nacionais ao músico angolano Bonga. Bonga que se deslocou a Maputo com o seu banda "Semba Master" encantou os citadinos de Maputo com os quais não se encontrava há treze anos.

No âmbito destas comemorações, a RM lançou uma página na Internet e abriu uma exposição fotográfica e de diverso material radiofónico. A mostra, patente no Centro dos Estudos Brasileiros em Maputo, apresenta várias imagens, fotografadas em diversos períodos, espelhando a evolução daquela estação emissora junto dos seus profissionais. Dentre o material em exibição contam-se microfones e gravadores antigos cuja série está em desuso devido às novas propostas tecnológicas. (Notícias, 30/09/00)
 


EXPO JUVENIL 2000 NO SNJ

A Associação para o Desenvolvimento da Juventude, Aro Juvenil, está a apresentar nos espaços do SNJ, em Maputo a Expo Juvenil 2000. A exposição apresenta três modalidades, designadamente artes plásticas, banda desenhada e palestras sobre vários temas de interesse da juventude. Segundo o director do Aro Juvenil, Policarpo Tamele, esta mostra pretende confraternizar com as organizações que de forma directa e indirecta colaboram com o a sua organização. Tomam parte nesta edição a Juventude Cristã de Moçambique, Federação dos Estudantes Anglicanos, GASD, Banco Austral, Mozarte, Edições Paulinas, entre outras, num total de 15 organizações. A primeira edição da Expo Juvenil teve lugar no ano passado. (Notícias, 28/09/00)
 


GUNGU PREMIOU CINCO GRUPOS

De um total de 12 grupos teatrais, os grupos teatrais Xitlango, Mutxeco, Hopangalatana, Guezi e Produções Olá foram os premiados do Primeiro Festival Gungu, competição organizada pela companhia de teatro do mesmo nome e que decorreu em Maputo. Os dois primeiros grupos dividem entre si o primeiro lugar, os dois seguintes a segunda posição e o grupo Olá, do categorizado actor moçambicano Mário Mabjaia, posicionou-se no terceiro posto.

Assim, os dois primeiros classificados dividem entre si uma temporada de apresentação dos seus trabalhos no Cine Estúdio 222, uma das salas geridas pelo Gungu, e um valor monetário de sete milhões de meticais (MT), os dois segundos dividem cinco milhões MT e o terceiro recebe 2,5 milhões MT. Para além de assinalar a passagem do seu oitavo aniversário, o Gungu pretendeu com este festival estimular os grupos amadores que, no meio de tantas dificuldades, dedicam-se à arte de representar. (Notícias, 28/09/00)
 


HÁ CONVÍVIO NO FRANCO-MOÇAMBICANO

Está patente no Centro Cultural Franco-Moçambicano a exposição colectiva intitulada "Atelier em Convívio", uma mostra assinada por quatro jovens artistas, designadamente Quehá, Saranga, Simione e Paruk. A exposição comporta 37 obras, 20 quadros de pintura e 17 esculturas, produzidas com técnicas mista e sândalo em variados tamanhos. O "Atelier em Convívio" é resultado dos encontros partilhados no Núcleo de Arte, onde aqueles artistas fazem o seu dia-a-dia e a ideia é mostrar ao público o seu convívio no trabalho. Para a pintura, Saranga propõe entre outros "Prenunciada Tempestade", "Cowboy", "Subúrbio", e "Passado de Bicicleta", enquanto que Quehá participa com quadros intitulados "Uma Flor para ti", "Mulher Africana" e "Dois Momentos". (Notícias, 27/09/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar