NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 38 - 9 de Outubro de 2000
 


CULTURA


 
EDITADOS PROVÉRBIOS EM TSONGA E MACUA-LÓMWÉ

Já está disponível o mais recente trabalho de Teresa Manjate. Chama-se "O simbolismo no contexto proverbial tsonga e macua-lómwé". A obra faz parte da colecção "Identidades" que surge com o objectivo de favorecer trabalhos produzidos por investigadores, estudiosos e cidadãos interessados em contribuir para a divulgação dos aspectos culturais e sociais do país.

O livro aborda a arte verbal de tradição oral e os universos culturais dos tsongas e macua-lómwé, com destaque para a sua origem e localização geográfica. (Notícias 04/10/2000)
 


CENAS DE CAÇA AFRICANA EM EXPOSIÇÃO

Está patente em Maputo uma exposição fotográfica intitulada "Zinave 60", uma mostra de fotografias de animais selvagens do Parque Nacional de Zinave na província de Inhambane. As fotos a preto e branco pertencem ao alemão Christian von Alvensleben.

O autor esteve durante dois anos em Moçambique, mais exactamente na coutada de caça de Zinave a norte de Inhambane, na altura explorada por um tio seu, o barão Werner von Alvensleben. Durante a sua estadia, Christian pode documentar o abate descontrolado de animais por uma sociedade de caçadores multimilionários dos EUA e da Europa. As fotos surgiram como forma de denunciar esse mal. O evento insere-se nas comemorações do 10° aniversário da Unidade Alemã. (Notícias 04/10/2000)
 


RELANÇADO CONCURSO "DESCOBERTAS"

Depois de uma interrupção de três anos, a Casa da Cultura do Alto Maé, em Maputo, vai relançar o concurso de artes plásticas "Descobertas". Até ao momento já se inscreveram pouco mais de meia centena de jovens. Os vencedores do concurso serão anunciados em Novembro, na abertura de uma exposição que a Casa do Alto Maé prepara para saudar o 113° aniversário da cidade de Maputo.

O "Descobertas" destina-se a artistas no anonimato. Nacionais ou estrangeiros que desenvolvam a sua actividade artística no país mas que nunca tenham exposto publicamente os seus trabalhos. A parada apresenta-se em três categorias, pintura, escultura e gráficas. Bolsas de estudo são alguns dos prémios a atribuir. (Notícias 06/10/2000)
 


MAIS MÚSICA "Á QUINTA NO ÁFRICA"

As noites de música no Cine África vão continuar. O mês de Outubro está "recheado" de música moçambicana. Já subiram ao palco Dimas e Joaquim Macuácua. Esta semana, a música é do grupo de música espiritual Majaschoral, liderado pelo maestro e professor de música, Faustino António. O agrupamento Timbila Muzimba, vencedor da última edição do festival musical Music Crossroads e o músico Stewart prometem continuar a animar as quintas à noite no Cine África. (Notícias 06/10/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar