NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 38 - 9 de Outubro de 2000
 


INTERNACIONAL


 
ZIMBABWE - OPOSIÇÃO APELA A ACÇÕES CONTRA MUGABE

O principal partido da oposição do Zimbabwe, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), apelou a acções de massa, sem precisar de que natureza, de modo a forçar o presidente Robert Mugabe a deixar o poder. O Chefe do MDC, Morgan Tsvangirai, declarou a cerca de 20 mil habitantes, reunidos por ocasião do 1º aniversário do partido, que o país não pode esperar pelas eleições presidenciais, previstas para 2002, porque Mugabe irá falsificar o escrutínio.

O líder da oposição, acha ter chegado o momento para uma "acção decisiva", para forçar Mugabe a deixar o poder, acusando-o de destruir o país. "Nunca dissemos que íamos usar a violência. Referia-me precisamente à acção colectiva que vamos iniciar, disse Tsvangirai, sublinhando que o seu partido não dispõe de meios militares para derrubar o Presidente zimbabweano. (Notícias 02/10/2000)
 


ANGOLA - UNITA ACUSA GOVERNO DE ATAQUE

A UNITA acusa o Governo angolano de ter lançado no passado dia 10 "duas operações distintas, mas ambas extremamente agressivas", contra áreas alegadamente controladas pelas suas forças em Angola. "Dos bombardeamentos aéreos com todo o tipo de bombas resultou a morte de três mil civis", refere o movimento rebelde angolano em comunicado assinado pelo seu Chefe de Estado-Maior, General Abreu "Kamorteiro".

Segundo o texto, durante a "operação de cerco e aniquilamento" às bases da UNITA, nas províncias do Bié, Malange, Moxico e Cuando Cubango, foram ainda destruídos milhares de hectares de terra e mortas perto de 600 cabeças de gado. Ainda no documento, o movimento de Savimbi nega as acusações, feitas pela Imprensa Internacional, de que soldados seus tenham atacado civis na Zâmbia para roubar gado. (Notícias 02/10/2000)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter informações sobre publicidade no NoTMoC

ANGOLA - MORREU O GENERAL DAS FAA

O Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), confirmou a morte "em combate" do Tenente General Isaías António Gonga. O General morreu em consequência dos graves ferimentos provocados pela explosão de uma mina anti tanque. Gonga era Comandante da III Divisão das FAA que combate os rebeldes da UNITA no centro e leste do país. (Notícias 07/10/2000)
 


CPLP - ADVOGADOS REUNIDOS

Bissau acolhe o primeiro encontro dos bastonários das Ordens dos Advogados da Comunidade dos Países de Língua oficial Portuguesa (CPLP). Abdu Mané, vice-bastonário da Ordem de Advogados da Guiné-Bissau, disse que a iniciativa visa o aprofundamento da cooperação técnico-jurídica entre os profissionais dos países que compõem a CPLP. (Notícias 06/10/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar