NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 44 - 20 de Novembro de 2000
 


CULTURA


 
Trabalhos de Ulisses Oviedo em exposição

Está patente no Centro Cultural Português a quinta exposição individual do pintor cubano Ulisses Oviedo. O trabalho chama-se "Um olhar estrangeiro" e é composto por 20 obras de técnica mista sobre papel.

De um modo geral, o pintor retrata as influências que Moçambique e o continente africano o causaram. "África, Moçambique especialmente, transmite-me um tranquilo sonho de ser aquilo que não sou, mas que de facto sou: simplesmente um estrangeiro, filho da terra, do mar, dos ventos, do universo, das luas cheias e até do jacaré das Caraíbas". (Notícias 15/11/2000)
 


Teatro Kudumba estreia-se

"Primeira Forma" é o nome da primeira peça da Companhia de Teatro Kudumba. O Grupo liderado por Cândida Bila, ex-elemento do Gungu, conta com um corpo de actores formado por 14 elementos.

A obra fala da vida de um capitão que vive num quartel e que só tem a possibilidade de ver a sua família aos fins-de-semana. O baixo salário e os seus compromissos militares são alguns dos temas sociais abordados e criticados. A peça estará em cartaz todos os Sábados e Domingos no Centro Cultural Universitário, em Maputo. (Notícias 15/11/2000)
 


"Escolas sem HIV"

Várias escolas secundárias da capital do país têm vindo a acolher o programa "Escolas sem HIV", um projecto que pretende criar nas escolas núcleos de professores e alunos que se responsabilizem pela capacidade de mobilização e formação sobre sexualidade para a saúde.

Segundo a comissão organizadora, a iniciativa tem como objectivos contribuir para a formação de uma associação a nível da província e cidade de Maputo, que fará a coordenação das actividades, no âmbito escolar, para a prevenção de infecções pelo HIV. O evento é sempre acompanhado de música, poesia, dança, exposições de informação e peças de teatro. (Notícias 15/11/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar