NoTMoC: Notícias de Moçambique
Arquivo

NotMoc - Notícias de Moçambique
Edição especial 7 de Abril 1999 Maputo

  SUMÁRIO:

O QUARTO "NOTMOC DO SETE DE ABRIL"

O NotMoc foi criado em 1994; durante mais de três anos viveu e desenvolveu-se graças ao trabalho de uns poucos voluntários. Começou como um resumo das principais notícias, mas desde cedo acrescentou às notícias artigos originais, escritos pelos colaboradores "fixos" ou por autores convidados. E às vezes essas contribuições tomavam a forma de edições especiais dedicadas a um tema. Entre as "tradições" que o NotMoc foi criando, uma das mais notáveis é o número especial dedicado ao Dia da Mulher Moçambicana, que tem saído anualmente desde 1996.

Os três "NotMocs do Sete de Abril" que saíram até agora conquistaram um espaço próprio na comunicação social moçambicana. Um espaço próprio por serem dissonantes no meio dos discursos que se tornaram habituais nesta data. Um espaço próprio porque não oferecem flores, mas apelam à solidariedade e à luta, defendendo um feminismo moçambicano. O quarto "NotMoc do Sete de Abril" que apresentamos hoje é a continuação da conquista deste espaço.

O conteúdo dos primeiros três números especiais ainda não perdeu nada da sua actualidade. Pensando nisto e levando em consideração que o meio electrónico ainda é um canal de acesso muito limitado - particularmente em Moçambique - surgiu a ideia de publicar os artigos que saíram até aqui, na forma de uma brochura. A brochura, que integrará todos os artigos das quatro edições especiais - revistos e actualizados - será editada pelo Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade Eduardo Mondlane. (*)

O NotMoc mudou. O jornal é agora editado por uma empresa e os voluntários da primeira hora deixaram de fazer parte da redacção para se dedicarem a outras actividades. O colectivo que tem editado os números especiais de 7 de Abril é de opinião que chegou a hora de estes ficarem independentes do jornal NotMoc. Este é, portanto, o último número especial que é distribuído pela rede dos assinantes do NotMoc. Agradecemos ao novo editor do NotMoc por ter posto esta rede à nossa disposição para poder fazer chegar esta edição especial a todos os leitores do NotMoc.

Ao mesmo tempo, sentindo a necessidade de ter canais próprios para a discussão de temas da área do "género", tomamos a iniciativa de criar uma nova rede, chamada "Mulheres em Rede" (cf. o final desta edição). A forma exacta que esta rede terá ainda é um assunto para se discutir, mas a distribuição de artigos como os das edições especiais do NotMoc será sem dúvida um dos seus objectivos. Convidamos todos os leitores interessados a se juntar a esta nova rede.

Se quiser fazer um comentário sobre o conteúdo deste quarta edição especial, não escreva para o endereço do NotMoc, mas mande os seus comentários para os editores mencionados no final desta edição.

Wim Neeleman
 

[ Página seguinte ]

 


NoTMoC - arquivo

voltar voltar à home page da NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar