NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 16 - 01 de Maio de 2000
 

INTERNACIONAL


 
Zimbabwe - Diálogo entre Harare e Londres não surte efeitos

As conversações entre o Zimbabwe e a Grã-Bretanha para discutir a política de financiamento da reforma agrária terminaram sem se alcançar nenhum sucesso. O Governo britânico, que considera que as autoridades de Harare estão a encorajar a violência que já fez 12 mortos desde o início do mês, exige o fim das ocupações para conceder qualquer apoio financeiro à reforma.

Por seu turno o Governo zimbabweano recusa a exigência porque na sua óptica a actual crise é resultado da exploração britânica que levou a que 70% de terras aráveis daquele país fossem exploradas por apenas 4 500 brancos, injustiça reconhecida por Londres.

No entanto, agricultores brancos reuniram-se mais uma vez com os líderes do movimento de ocupação das fazendas para encontrar uma solução negociada à mesma medida que Harare discute com Londres. Ambas as partes consideraram, no fim da reunião, que estão a registar-se progressos. (Notícias, 29/04/00)


Chissano exige aumento de investimentos em África

Falando em Berlim na abertura do Fórum Económico sobre África Austral, na sua qualidade de Presidente em exercício da SADC, Chissano disse aos 700 presentes (empresários, homens de negócios e políticos) que, embora se verifique um notável desenvolvimento nos países do terceiro mundo, o volume de investimentos continua aquém de responder às necessidades daqueles países, não obstante os esforços que a região tem vindo a realizar para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios.

Assim, Chissano exortou a comunidade empresarial e agentes económicos a investir em África, desafiando-os a serem eles próprios a darem o seu contributo para a criação de um clima favorável para o desenvolvimento de negócios. Referiu por exemplo que, em 1998, enquanto África recebia investimentos na ordem de 8,3 biliões de USD, a América latina era contemplada com 156 biliões de USD. Na ocasião, Chissano apelou ainda para uma resolução pacífica do problema de distribuição de terras no Zimbabwe. (Notícias, 28/04/00)


Angola - Produção de petróleo caminha para 1,3 milhão barris/dia

A produção do petróleo em Angola, que actualmente se situa em 78 mil barris por dia, poderá atingir em 2003 a cifra de 1,3 milhão de barris/dia com entrada em funcionamento de novos campos de exploração situados no blocos de águas profundas. Neste momento, o litoral de Angola foi dividido em 77 blocos tendo em vista a exploração e pesquisa de petróleo, uma das maiores fontes de riqueza daquele país. (Notícias, 28/04/00)


Angola - Acções humanitárias necessitam de 3,5 milhões USD

As agências humanitárias que actuam em Angola necessitam urgentemente de 3,5 milhões US Dólar para socorrer as populações deslocadas em consequência da guerra. Este problema foi levantado na sequência de uma missão de avaliação realizada por peritos da ONU, numa altura em que a previsão dos custos da ajuda humanitária para aquele país, durante este ano, ascende os 260 milhões USD. (Notícias, 29/04/00)


Guiné-Bissau - "Crianças-soldado" serão desmobilizadas

Na Guiné-Bissau está em andamento um plano para a desmobilização das "crianças-soldado" cujo número total ainda não foi revelado. Os primeiros sinais da medida serão visíveis brevemente pois o dinheiro para essa operação já foi disponibilizado. As crianças serão desmobilizadas "dando-lhes a oportunidade" para irem estudar ou aprender outra profissão na vida.

São consideradas "crianças-soldado" jovens com menos de 18 anos de idade que estão nas fileiras das forças armadas devido ao levantamento de Junho de 1998 a 7 de Maio de 1999 que culminou com o derrube do presidente "Nino" Vieira. (Notícias, 29/04/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar