NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 16 - 01 de Maio de 2000
 

SOCIEDADE


 
Antigos combatentes recebem terrenos em Xai-Xai

Combatentes da luta de libertação nacional atingidos pelas cheias na cidade de Xai-Xai, congratularam-se com a atenção prestada pelo Governo na atribuição de terrenos para a construção de habitações nos arredores daquela cidade.

Para aqueles veteranos, o gesto é mais um reconhecimento público do Governo moçambicano àqueles que durante vários anos combateram o poderoso exército português para libertar o país. Iniciativas de género terão lugar noutros lugares afectados pelas calamidades. (Notícias, 24/04/00)


Trabalhadores da HCB apoiam vítimas das cheias

Os trabalhadores da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que em Março desencadearam uma campanha de solidariedade para com as vítimas das cheias, entregaram recentemente ao Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), um cheque com cerca de 267 milhões de meticais.

O montante ora entregue é resultante de contribuições daqueles trabalhadores com um dia de salário. Refira-se que, em Fevereiro passado, a HCB contribui com 10 mil USD em apoio às vítimas das cheias. (Notícias, 24/04/00)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter
informações sobre publicidade no NoTMoC

Saldo das missões militares é positivo

Os militares nacionais e estrangeiros que estiveram envolvidos nas operações resgataram 26400 pessoas, canalizaram 9450 toneladas de ajuda humanitária, distribuíram cerca de 3500 mil litros de água potável e trataram cerca de 6 mil doentes, incluindo 43 intervenções cirúrgicas.

Globalmente foram gastos cerca de 25 milhões USD, correspondentes a 5mil horas de voo. O Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, referiu que o Governo verificou "com muita satisfação o desempenho daqueles que não obstante o desconhecimento mútuo anterior, trabalharam em boa coordenação e harmonia". (Notícias, 28/04/00)


Criminosos matam menor e mutilam parte inferior do corpo

Uma criança de sensivelmente seis meses foi assassinada tendo-lhe sido mutilada a parte inferior do corpo, por indivíduos até agora desconhecidos. O corpo da malograda foi abandonado na berma da Avenida de Moçambique, no Bairro George Dimitrov, em Maputo. Não se sabe se a vítima era do sexo masculino ou feminino, dado que toda a região do corpo onde se pode identificar o sexo de um ser humano foi decepada.

A Polícia reconheceu que à partida será difícil identificar os autores do crime, mas garantiu que um trabalho sério de investigação poderá trazer a verdade à superfície. Nos últimos dias, Maputo tem sido palco de vários casos de crimes fora do vulgar como é o corte de cabeças humanas para fins até aqui desconhecidos. (Notícias, 28/04/00)


CVM recebe distinção espanhola

A Cruz Vermelha da Espanha decidiu por unanimidade, distinguir a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) com a medalha de ouro, em sinal de reconhecimento do trabalho humanitário e sacrifício demonstrado pelos seus membros e trabalhadores a favor das vítimas das cheias em Moçambique.O prémio será entregue no próximo dia 4 de Maio em Palma de Maiorca, Espanha, numa cerimónia oficial que será presidida pelo Rei e pela Rainha da Espanha. (Notícias, 28/04/00)


Um parto sobre o tecto

Depois do caso da Rosita, que nasceu em cima de uma árvore, eis mais um parto curioso na província de Gaza. Uma mulher deu luz a dois gémeos no tecto da sua casa, local para onde havia se refugiado na sequência das cheias.

O triste parto foi assistido por homens uma vez que no local não haviam mulheres. A infeliz, Amina Izequias Manhique de 36 anos de idade, perdeu um dos dois filhos em consequência de complicações de parto e falta de assistência médica. Quanta desgraça para um só povo! (Notmoc e Notícias, 29/04/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar