NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 18 - 15 de Maio de 2000
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
Fixação dos farmeiros Zimbabweanos deve ser simplificada

O Governo da província de Manica, fronteira com o Zimbabwe, defendeu recentemente a simplificação do processo de fixação dos farmeiros brancos zimbabweanos em Moçambique e acusou "Maputo" de "excessiva burocracia". Neste momento, já foram demarcadas as terras e realizados estudos topográficos e planos de urbanização nas áreas onde os agricultores zimbabweanos deverão fixar-se, faltando apenas questões ligadas ao pagamento dos seguros.

O Governo moçambicano manifestou-se aberto à presença dos agricultores daquele país vizinho, no quadro de investimentos individuais ou através de acordos com Harare para acomodação especial de um grupo de farmeiros. (Notícias, 08/05/00)


PROAGRI vai receber mais financiamento dos doadores

O Programa Agrário Integrado (PROAGRI), cuja implementação teve início em 1999 e que recentemente foi alvo de avaliação pelo Governo e doadores, continuará a ser financiado por estes. Nessa avaliação, foi concluído que o necessário é que haja sempre "acerto de passos" entre o Governo e doadores do ponto de vista de abordagem.

É necessário adoptar-se um sistema que possa garantir uma gestão eficiente e transparente, para se assegurar que o dinheiro gasto tenha impacto nos produtores. O programa, inicialmente orçado em cerca de 202 milhões USD, tem como objectivo pôr em prática um sistema melhorado para o financiamento e provisão de serviços públicos necessários para o desempenho do sector privado. (Notícias, 10/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar