NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 18 - 15 de Maio de 2000
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Resultados operacionais da HCB baixam em 2,1%

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que enfrenta um espectro de greve laboral, registou em 1999 resultados operacionais positivos de 64 milhões de meticais mas os resultados operacionais baixaram em 2,1 % em relação a 1998.

Estes elementos foram dados a conhecer durante a apresentação do relatório de contas daquela empresa, o qual indica que o Zimbabwe tem uma dívida acumulada de cerca de 30 milhões USD para com a HCB. O administrador da HCB acrescentou que entre 1998 e 1999 os trabalhadores daquela empresa tiveram um aumento salarial de 56%. (Notícias, 10/05/00)


Mercado dos EUA não é acessível à SADC

Os países membros da SADC, reunidos no II Fórum SADC-EUA recentemente havido em Maputo, manifestaram o desejo de beneficiar de acesso aos mercados dos países do Norte, em particular aos dos EUA, para permitir maior competitividade e participação do empresariado da região, sem as excessivas imposições aduaneiras actuais.

Segundo Joaquim Chissano, Presidente da SADC, sendo esta uma região com fraco desenvolvimento, é necessário que no âmbito da cooperação Norte-Sul sejam assegurados mecanismos que permitam uma integração dos estados desta no Sistema Multilateral de Comércio. Aquele estadista enalteceu, entretanto, a promessa dos EUA de apoiar com 130 milhões USD o processo de reconstrução pós-emergência em Moçambique. (Notícias, 11/05/00)


GRATUITO
COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?
Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz com o "subject":
LICENCIAMENTO COMERCIAL

Porto da Beira está encerrado

O Porto da Beira está temporariamente encerrado na sequência do encalhamento dum navio cargueiro cipriota "ARTEMIS" de 10,5 metros de calado, 182,68 de comprimento e 173 de largura de largura, que devia largar no Porto 200 mil toneladas de arroz, tendo, por razões técnicas, descarregado apenas 1750 mil quilos do mesmo cereal.

O Navio, proveniente da Tailândia, e que contém ainda a bordo 30 550 mil toneladas de arroz está atravessado em pleno canal de acesso ao Porto da Beira. As razões do incidente ainda não são conhecidas. (Notícias, 10/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar