NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 18 - 15 de Maio de 2000
 

POLÍTICA


Resultados de Roma agradam Conselho de Ministros

O sucesso alcançado na Conferência Internacional para a Reconstrução de Moçambique, realizada em Roma, Itália, foi considerado pelo Conselho de Ministros de Moçambique como fruto do empenho, determinação e prestígio do Governo e de todos os moçambicanos.

O Governo, que saudou com particular destaque a solidariedade e apoio da comunidade internacional para com Moçambique, reiterou o seu cometimento em garantir uma gestão transparente e eficaz dos recursos disponibilizados, com vista a alcançar-se uma rápida normalização da vida da população afectada. (Notícias, 10/05/00)


Renamo ataca posto policial em Nampula

O posto da Polícia da República de Moçambique (PRM) da localidade de Aúbe, na província de Nampula, foi atacado por mais de 100 homens partidários da Renamo, com o intuito de roubar armas de fogo. Do ataque resultaram 4 mortos e vários feridos graves dos quais consta o chefe do posto em alusão, única baixa do lado da PRM.

O grupo, que era comandado por um delegado da Renamo, agora a monte, queria roubar armas "para com elas assegurar novos ataques". Recentemente, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama foi citado pelo jornal Imparcial a dizer que tem intenção de reagrupar os desmobilizados para actos belicistas, tendo acrescentado que esses homens saberiam onde encontrar as armas. (Notícias, 10/05/00)


FUSAD critica Renamo-UE

A oposição extra-parlamentar, congregada na Frente Unida para a Salvação da Democracia (FUSAD), lançou um vigoroso apelo à Renamo-UE para que não se deixe "prostituir" na Assembleia da República, comportando-se como uma verdadeira força política, interessada em imprimir mudanças no país.

A FUSAD reagia assim à atitude da Renamo-UE de abandonar os debates na Assembleia da República beneficiando a Frelimo e relegando o país ao sistema monopartidário mas não abdicando dos benefícios monetários a que estão sujeitos. (Notícias, 11/05/00)


Macossa tem novo Administrador

Gabriel Machate, funcionário do Gabinete do Governador de Manica, foi indicado como substituto do Administrador de Macossa, Guerra Caravina, suspenso das suas funções na sequência do seu alegado envolvimento no escândalo do desvio de cabeças de gado bovino que se destinavam ao fomento pecuário no sector familiar.

Com a indicação de Machate, quatro dos nove distritos de Manica passam a ser dirigidos por administradores substitutos, devido à suspensão dos respectivos titulares, em conexão com o escândalo das 50 cabeças de bovinos que envolve também o Director Provincial de Agricultura e Desenvolvimento Rural e seus funcionários. (Notícias, 11/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar