NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 18 - 15 de Maio de 2000
 

SOCIEDADE


 
Nampula volta a enfrentar a neuropatia tropical

O distrito de Mogincual, na província de Nampula, está de novo a ser assolado pela neuropatia tropical, devido ao consumo excessivo de mandioca amarga pelas populações locais. Até agora foram reportados 20 casos e nenhum óbito mas presume-se que existam outros casos não identificados pelas estruturas da Saúde.

Para colmatar a situação naquela região, está a decorrer, paralelamente ao tratamento dos doentes, uma campanha de distribuição de estacas de mandioca não amarga para a substituição da amarga, ora em colheita.(Notícias, 08/05/00)


MINED já integrou mais de 30 mil funcionários

O Ministério da Educação (MINED), no âmbito do Sistema de Carreiras e Remuneração (SCR), enquadrou até Abril último, 30.332 funcionários dos 34.988 a este veiculados. Dos abrangidos, 26.396 já auferem os seus salários de acordo com o novo regulamento, o mesmo acontecendo com 18.803 dos 22.506 contratados por aquela instituição. O MINED é o maior empregador ao nível do Aparelho do Estado com cerca de 57.494 funcionários. (Notícias, 08/05/00)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter
informações sobre publicidade no NoTMoC

Gaza e Maputo recebem donativo sul-africano

Quarenta toneladas de peças de vestuário e alimentos obtidos através de uma campanha de solidariedade liderada pelas firmas sul-africanas Shoprite e Freshmark estão a ser distribuídas às vítimas das cheias nas províncias de Gaza e Maputo. A ProConsumers, uma organização de defesa e estudo dos direitos do consumidor, está a coordenar a distribuição do donativo e é coadjuvada pela Cruz Vermelha de Moçambique (CVM). (Notícias, 08/05/00)


HIV/SIDA-Serviços de aconselhamento cada vez mais procurados

O Gabinete de Aconselhamento do Hospital Central de Maputo (GAHCM) está registar um número cada vez mais crescente de pessoas com HIV/SIDA que procuram aqueles serviços. As autoridades sanitários aliam o facto ao agravamento da situação de infecções do HIV em Moçambique e às campanhas de sensibilização sobre as doenças que têm sido levadas a cabo por várias organizações e instituições que lidam com a matéria de HIV/SIDA.

O GAHCM atende cerca 200 casos de HIV/SIDA por mês, quando dados oficiais indicam que 700 pessoas são infectadas com HIV diariamente, cifra que coloca Moçambique entre as nações mais afectadas no mundo, com uma taxa de infestação de 14,5%. Em 1999 o país tinha 1,4 milhão de seropostivos e até ao fim do ano em curso poderá atingir os 2 milhões. (Notícias, 08/05/00)


IDRC apoia Moçambique

O Centro Canadense de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC) contribuiu com cerca de 500 mil dólares canadianos em apoio aos esforços do Governo moçambicano de estender a avaliação dos danos causados pelas cheias e ciclones que afectaram Moçambique recentemente e estabelecer estratégias de reconstrução.

A IDRC vai trabalhar em coordenação com a ONU na prestação de apoio ao Instituto Nacional de Desminagem na avaliação do impacto das inundações nas áreas demarcadas como minadas e vai estar envolvido na distribuição de sementes aos camponeses de Chókwè para além da sua intervenção na área da saúde. (Notícias, 10/05/00)


Câmara de Cascais apoia Xai-Xai

A Câmara Municipal de Cascais, em Portugal, enviou para o Conselho Municipal de Xai-Xai, província de Gaza, um cheque no valor de 10 milhões de escudos portugueses para serem empregues na reabilitação das infra-estruturas destruídas pelas cheias. Refira-se que Cascais coopera com Xai-Xai desde 1994. (Notícias, 10/05/00)


Juiz ouve os implicados no desfalque de 7 biliões do BCM

O juiz de instrução criminal ouviu os seis indivíduos detidos por terem sido indicados pela polícia de serem os autores do desfalque de 7 biliões de meticais do BCM. Enquanto isso, diligências estão a ser feitas com vista a anexar no processo mais dados referentes à verdade material do caso.

Paralelamente, o Ministério Público tem estado a acompanhar de forma minuciosa todas as diligências, como forma de se evitar que surjam problemas de ordem processual, relacionados com a situação prisional dos arguidos, tal como aconteceu com o anterior desfalque ocorrido há dois anos naquela instituição bancária, que foi 144 biliões de meticais. (Notícias, 10/05/00)


"Justiça" sofreu danos na ordem de 15 milhões USD

O Ministério da Justiça (MJ) sofreu, em consequência das cheias, danos avaliados em cerca de 15 milhões USD. Assim, o MJ já definiu como acções prioritárias a reabilitação das infra-estruturas destruídas, a abertura de furos de água nalguns estabelecimentos prisionais, bem como a reconstituição dos livros de inscrição de nascimentos, óbitos e registos comercial, predial e automóvel.

No entanto, o director da cadeia de Machanga, que era dado como desaparecido na sequência das cheias, foi encontrado no centro de acomodação localizado perto do rio Save para onde se refugiou na companhia de cinco reclusos, dos quais um "se evadiu". (Notícias, 10/05/00)


Laurentina doa 20 mil USD à CVM

A Laurentina-Cervejas entregou à Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) um cheque no valor de 20.000USD para apoio aos projectos de reconstrução do país pós-cheias. O montante resulta do desconto de cem meticais em cada garrafa vendida durante o mês de Março, período no qual aquela empresa comercializou três milhões de cerveja.

A CVM já recebeu cerca de 700 mil USD provenientes da contribuição da sociedade a favor das vítimas das cheias e ciclones que devastaram Moçambique. (Notícias, 13/05/00)


UEM é referência em África

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) foi tida como uma referência a considerar em África pelas fundações Carnegie, Ford, Mac Arthur e Rockfeller, dos Estados Unidos da América (EUA). Este reconhecimento resulta da qualidade do seu corpo docente e ainda do facto de ter sido um dos primeiros provedores da Internet a nível do continente Africano.

Paralelamente, aquelas instituições anunciaram o lançamento de um programa de apoio ao ensino superior em África, orçado em cerca de 100 milhões USD, com vista a assegurar o melhoramento da qualidade e expansão deste na formação da próxima geração de líderes africanos. (Notícias, 13/05/00)


Portugal apoia Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho de Moçambique e o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) receberam do Ministério de Trabalho e Solidariedade de Portugal, 4 viaturas, 20 motorizadas e diverso equipamento informático e de escritório, destinado a apoiar as áreas de Emprego, Formação Profissional, Relações Laborais e de Segurança Social, no triénio 1999 a 2001. O valor global da ajuda é avaliado em 250 mil USD. (Notícias, 12/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar