NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 21 - 05 de Junho de 2000
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
Preço mínimo de algodão fixado em 2 500 MT

O Instituto de Algodão de Moçambique, as companhias de algodão e representantes de associações de camponeses concordaram num preço mínimo de 2 500 Mt/kg (16 cêntimos de dólar) para a próxima campanha. As companhias de algodão que distribuem as sementes e insumos a crédito aos camponeses queriam um preço mínimo de 2 400 Mt, enquanto as associações queriam 2 600 Mt.

Em meticais este preço significa um aumento de 9% ou 200 Mt em relação ao ano passado, mas em dólares o preço significa uma redução de 11%, de 18 para 16 cêntimos, devido à queda do metical nos últimos nove meses. No ano passado o preço de algodão foi o mais baixo registado em 15 anos. Neste momento o preço está a recuperar ligeiramente (61,55 US$ cêntimos), mas está longe ainda dos 80 cêntimos nos meados dos anos noventa, que permitiu um preço ao produtor de 3 300 Mt em 1997. (Notícias 03/06/00)


Zambézia assegura segurança alimentar e nutricional

A província da Zambézia acaba de constituir um núcleo multi-sectorial para operacionalizar as estratégias de segurança alimentar e nutricional. O núcleo integra representantes dos sectores das Obras Públicas, Saúde e Agricultura e Desenvolvimento Rural e vai funcionar até que seja criado o respectivo secretariado provincial.

Dados disponíveis indicam que 70% das famílias urbanas da Zambézia gastam os seus rendimentos na compra de alimentos. A ideia é criar estratégias para o aumento da produção e satisfazer as necessidades nutricionais destas famílias. (Notícias 03/06/00)


Mais sementes para as vítimas das cheias

Perto de 500 toneladas de semente híbrida de milho, oferecidas pela Monsanto, deverão ser distribuídas, em breve, por cinco províncias do País no quadro do programa de emergência. Neste momento, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural espera o envio das necessidades por parte das províncias para que se possa fazer a distribuição. Este tipo de semente requer que seja plantada no sistema de regadio de forma a ter melhores resultados e pode atingir cerca de seis toneladas dependendo da forma como é tratada. (Notícias 30/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar