NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 21 - 05 de Junho de 2000
 

CULTURA


 
"Milorho" procura fundos para vítimas das cheias

O grupo de Canto e Dança Milorho está a realizar uma campanha de angariação de fundos para as vítimas das cheias. Com o seu mais recente trabalho, intitulado "A gota da vida", o grupo pretende realizar um total de cinco actuações, cuja receita será concedida às vítimas das cheias.

Esse dinheiro será alocado através de instituições que trabalham em projectos de abastecimento de água em zonas rurais. A peça aborda a falta de água nas zonas rurais e, para a sua produção o grupo contou com o apoio da Direcção Nacional de Águas e da Cooperação Suiça. (Notícias 01/06/00)


Moçambique na EXPO- 2000

Moçambique tem um pavilhão na Exposição Universal 2000/Hannover, na Alemanha. O Ministro da Cultura, Miguel Mkaima, visitou-o e disse estar satisfeito com o que viu. Descreveu-o como simples, bem feito e capaz de vender uma boa imagem do país apesar da catástrofe das cheias.

O pavilhão possui de tudo um pouco que é característico do país. A novidade é a decoração. Dentro do pavilhão está descrito o curso do rio Zambeze. Uma decoração que muito a ver com o título individual "Meio ambiente e Desenvolvimento". (Notícias 03/06/00)


Poeta Craveirinha fez 78 anos

O Poeta moçambicano José Craveirinha completou, no dia 28 de Maio, 78 anos. Esta figura da poesia moçambicana é conhecida pela crítica como um dos grandes poetas de África e da Língua Portuguesa. As suas obras de poesia e contos já lhe valeram diversos prémios, entre os quais, o Prémio Camões. Na sua escrita usou pseudónimos de Mário Vieira, Abílio Cossa, Jesuíno Cravo e José Cravo. (Notícias 29/05/00)


Espectáculo de Sara Tavares rende mais de 60 milhões de meticais

Um cheque no valor de 62 954 mil meticais e 60 caixas de livros didácticos foram entregues à Cruz Vermelha de Moçambique pelos organizadores do espectáculo da cantora luso-caboverdiana, Sara Tavares. O montante destina-se a apoiar as vítimas das cheias. Sara Tavares apresentou, em Maputo, o seu último trabalho, "Mi Ma Bô", cantado em Crioulo, Português e Inglês. (Notícias 30/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar