NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 21 - 05 de Junho de 2000
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Malawi levanta banimento do tabaco moçambicano

A localidade de Beloluane, província de Maputo, é um local possível para acolher o projecto de ferro e aço de Maputo (MISP), uma unidade siderúrgica com capacidade anual de 4 milhões de toneladas de ferro e aço. Segundo o Director Comercial do empreendimento, Timothy Rebhorn, as obras de construção da fundição iniciam-se em Dezembro deste ano e o início da produção está prevista para 2004, devendo gerar receitas anuais na ordem de 61 milhões de USD.

No projecto participam o Governo moçambicano e a Industrial Development Corporation (IDC) da África de Sul e a ENRON, Southern Africa Development, Ltd. Os potenciais mercados são os do Extremo Oriente. (Notícias 20/05/00)


Importadores manifestam-se contra aumento de taxas

Pequenos importadores de produtos como cebola, tomate, batata manifestaram-se defronte das Alfândegas para exigir esclarecimentos sobre o agravamento das taxas de importação daqueles alimentos básicos. Dizem que caso não se chegue a consenso vão elevar os preços destes produtos no mercado.

Em menos de dois meses, esta é a terceira manifestação contra a actuação das Alfândegas. Segundo os importadores, existe má-fé na aplicação da pauta aduaneira. A Direcção Nacional das Alfândegas prometera um preçário provisório, enquanto o expediente percorria instâncias que superintendem o sector. No entanto, este foi interrompido sem aviso prévio e numa altura em que o país se recompõe do drama das cheias. (Notícias 02/06/00)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


Garimpeiros ilegais exploram e vendem ouro nacional

Cerca de mil garimpeiros de diversas nacionalidades, entre moçambicanos, tanzanianos, malawianos, burundeses e congoleses, continuam a explorar ilegalmente o jazigo de ouro de Impapa, no Niassa. Eles extraem, individualmente, mais de um kg de ouro por mês. As autoridades locais continuam sem força para estancar o "roubo" das riquezas que são levadas para fora das fronteiras sem benefício algum para o Estado.

O Governo do Niassa não tem estimativas exactas da quantidade de ouro produzido mensalmente nem do número de garimpeiros envolvidos na actividade. Em relação às licenças emitidas, existem 37, a maior parte cedida a cidadãos nacionais e a empresas sul-africanas. (Notícias 29/05/00)


Banco Mundial disponibiliza 450 milhões de USD

Os Conselhos de Administração do Banco Mundial e do FMI deverão aprovar, nos princípios do próximo mês, um empréstimo de 450 milhões de USD para o país. O montante é destinado ao financiamento dos programas de redução da pobreza nos próximos três anos. No primeiro ano, o programa irá cobrir o sector de estradas, desenvolvimento municipal e recursos naturais.(Notícias 30/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar