NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 21 - 05 de Junho de 2000
 

INTERNACIONAL


 
Chissano participou na Cimeira CEDEAO

O Presidente da República, Joaquim Chissano, participou na XXIII Cimeira Especial da Comunidade Económica de Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), realizada em Abuja, na Nigéria. Chissano expressou que a integração regional é chave do desenvolvimento continental.

Segundo Chissano, a integração económica "já não constitui luxo para África, mas uma necessidade para o desenvolvimento do continente". O estadista moçambicano acrescentou que a integração regional "constitui a única estratégia viável para libertar África da fome, das doenças e da pobreza".

No encontro participaram ainda outros Chefes de Estado do continente. Alguns discursaram, como é o caso de Olusengun Obasanjo da Nigéria e Amed Teja da Serra Leoa. A mensagem deste último incidiu na solicitação de uma nova parceria para a paz e estabilidade no seu país. (Notícias 30/05/00)


Zimbabwe - Candidato às Eleições Legislativas assassinado

Um candidato do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) às Eleições Legislativas deste mês foi morto. Segundo o jornal "The Herald", Thadeus Rukuni foi assassinado por membros da ZANU-FP, o partido no poder no Zimbabwe. A família revelou que Rukuni foi atacado em sua casa por pessoas entoando cânticos do período da independência zimbabweana.

Este era candidato por Bikita Leste contra o Coronel na reforma Claudius Makova, do ZANU-FP. Com este assassínio sobe para 28 o número de vítimas da violência resultante da ocupação de propriedades agrícolas de brancos por antigos combatentes. Entretanto, um grupo de 200 a 300 apoiantes do ZANU-FP manifestou-se em Harare contra o Reino Unido. Os manifestantes pediram à antiga potência colonial que deixe de interferir nos assuntos internos do país. (Notícias 02/06/00)


Angola - UNITA dirige-se para fronteira com a Zâmbia

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, afirmou que existem evidências de que Jonas Savimbi e a UNITA estão a retirar- se do centro de Angola e dirigem-se para a fronteira com a Zâmbia. Dos Santos acrescentou que seu governo "gostaria de obter a máxima cooperação das autoridades zambianas para que não haja problemas, fricções (...) ao longo da fronteira comum".

O presidente angolano salientou que o seu país apresentou várias propostas a Zâmbia para a discussão dos alegados incidentes ocorridos na zona fronteiriça, no quadro da Comissão Mista de Defesa e Segurança. Para dos Santos estes incidentes "não passam de meras especulações". (Notícias 02/06/00)


RDCongo - Kagamé reafirma cumprimento dos Acordos de Lusaka

O Presidente ruandês, Paul Kagamé, reafirmou em Maputo, o compromisso de cumprir "no espírito e na letra" os Acordos de Lusaka assinados entre Julho e Agosto do ano passado. Para dar lugar ao posicionamento da Força da ONU, o estadista ruandês garantiu que as suas forças vão recuar 15 km. Prevê-se também que a rebelião e os exércitos de Angola, Zimbabwe e Namíbia recuem 30 km. Kagamé mostrou ainda a sua prontidão em cumprir o processo de cessar-fogo e afirmou que este é perturbado por forças ruandesas descomandadas no interior da RDCongo. (Notícias 03/06/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar