NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 21 - 6 de Junho de 2000
 

SOCIEDADE


 
Festejos centrais da criança comemorados em Sofala

O 1º de Junho, Dia Internacional da Criança, foi celebrado por todo o país. O Presidente da República, Joaquim Chissano, esteve na província de Sofala e falou e dançou com as crianças. Na sua mensagem, Chissano disse que o bem estar das crianças "deve ser colocado no topo das prioridades de cada família, instituição, organização, associação e no topo das prioridades do país". Acrescentou que, é necessário que cada criança goze o seu direito ao nome e à nacionalidade, à educação, à saúde, ao lazer, à família e aos demais direitos.

Por ocasião da data, Chissano lançou ainda o início das comemorações do 25º aniversário da proclamação de Moçambique como país independente e soberano. Uma data a festejar-se no dia 25 de Junho deste mês. (Notícias 02/06/00)


Primeiro Ministro passa 1 de Junho no Chókwè

O Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, falou a centenas de crianças da cidade do Chokwé. Mocumbi disse que o 1 de Junho deve ser uma data de reflexão para os moçambicanos em geral e para a renovação de iniciativas para um crescimento saudável da camada infantil. Mocumbi associou ainda a data aos 25 anos da independência do país. Relembrou datas históricas e salientou a importância destas para a formação da personalidade das crianças, o futuro do país. (Notícias 02/06/00)


Cruz Vermelha oferece lanche a 4 mil crianças

A Cruz Vermelha de Moçambique ofereceu um lanche a cerca de 4 mil crianças de zonas afectadas pelas cheias, na província de Maputo. O gesto abrangeu crianças dos bairros de Mahubo, 25 de Junho, Xitevele e Palmeiras. (Notícias 02/06/00)


Casos de SIDA alarmam Niassa

O sangue de pelo menos sete a dez por cento dos doadores da província do Niassa, tem vindo a ser rejeitado pelas autoridades sanitárias locais por estar contaminado pelo virus do HIV. O Director Provincial está preocupado pois este índice mostra que a doença começa a ganhar proporções alarmantes na província.

Nem todos os distritos estão em condições de diagnosticar o virus, facto este que impossibilita muitos dos doadores de saber que são infectados. 16 dos distritos ainda não têm condições laboratoriais para a realização dos testes. (Notícias 29/05/00)


Cresce o número de jovens seropositivas

Pelo menos 12% das mulheres em idade reprodutiva que solicitam o aborto no Hospital Central de Maputo (HCM) são seropositivas. Este número foi revelado pelo Director dos Serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Dr. António Bugalho. O médico disse que se os níveis de propagação continuarem a este ritmo, nos próximos anos registar-se-á uma redução drástica do número da população.

O HCM tem nas suas instalações, há já seis meses, um centro de atendimento do jovem e do adolescente em matéria de saúde sexual e reprodutiva. Um centro de sensibilização que tem registado um bom nível de afluência de jovens. (Notícias 03/06/00)


Leprosos sem assistência

Cerca de 600 leprosos acomodados na sede do posto administrativo de Namaíta, em Nampula, carecem de meios básicos de sobrevivência. As condições de acomodação são precárias, regista-se uma superlotação em quase todos os dormitórios e não existe saneamento básico. A alimentação e o vestuário dependem muitas vezes de doações feitas pela população local.

O último apoio do Governo foi em 1998, um apoio que se traduziu em cerca de 600 mantas. O sector da Mulher e de Acção Social em Nampula- Rapale, diz que não tem como socorrer os doentes e pede ao Governo que minimize as carências através da construção de casas. (Notícias 03/06/00)


Matola: Transferência de famílias está a terminar

As autoridades municipais da cidade da Matola prevêem para esta semana o término do processo de transferência de famílias dos Centros de Acomodação para o bairro de Kongolote, em Maputo. Até agora já foram reassentadas 1350 pessoas, o correspondente a 918 agregados familiares.

350 pessoas encontram-se ainda alojadas no centro de acomodação da OTM, 340 em Ndlavela e 630 no Bairro da zona Verde. Para o reassentamento foi necessário a atribuição de talhões e a construção de casas convencionais. (Notícias 29/05/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar