NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 4 - 5 de Fevereiro de 2001
 

POLÍTICA


Deputados da Renamo-UE vão responder à PGR

A Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR) autorizou a procuradoria Geral da República (PGR) a prosseguir com as investigações visando o apuramento do envolvimento dos deputados Manuel Pereira, João Gabriel e Cornélio Kivele, na participação activa nas acções de violência ocorridas durante as manifestações protagonizadas pela Renamo-UE em algumas províncias do país. O levantamento de imunidade e respectiva suspensão de mandatos dos parlamentares só acontece depois de se comprovar o envolvimento destes em crimes passíveis de tais procedimentos e quando são chamados a responder em juízo.

Ainda ontem, a CPAR decidiu ainda interromper os trabalhos da comissão de inquérito que investiga os acontecimentos de 9 de Novembro último, de modo a que parte dos seus membros recuperem do choque sofrido aquando do acidente de viação ocorrido em Nampula. (Notícias, 31/01/01)


Morreu o General Mabote

O Coronel-General na reserva, Sebastião Marcos Mabote, membro do Comité Central da Frelimo (CCF) e deputado da Assembleia da República, perdeu a vida quando se encontrava a nadar na praia de Bilene, província de Gaza, onde se encontrava em gozo de férias, não sendo ainda conhecidas as razões exactas da sua morte. Mabote, nascido em 1941 em Xai-Xai, combatente da luta de libertação nacional, ingressou na Frelimo em 1963, onde ocupou várias funções de relevo. Após a independência nacional, foi membro do Bureau Político da Frelimo, vice-Ministro da Defesa e deputado da então Assembleia Popular, entre outras funções.

Destacado estratega militar, Mabote frequentou as academias militares de Nistrel, na ex-URSS, Máximo Gomez, em Cuba e Naquim, na China. Em 1986 deslocou-se a Cuba para concluir a licenciatura em Ciências Militares, mas quando regressou ao país não foi integrado no exército. Acusado de tentativa de golpe de Estado em 1991, ficou preso durante 14 meses, mas até à data da sua morte desempenhava as funções do Chefe de Departamento de Defesa e Segurança no CCF. Os seus restos mortais foram depositados no Monumento aos Heróis moçambicanos em Maputo, com honras de Estado. (Notícias, 01/02/01)


10 semanas passaram sem (novidades da) investigação

FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Moçambicanos celebram Dia dos Heróis

Foi celebrado o 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis moçambicanos, em todo o país. Em Maputo, as celebrações foram marcadas pela deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Heróis de Moçambique, pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Mulémbwè. No acto estiveram presentes membros do Governo, corpo diplomático e populares que renderam homenagem àqueles que tombaram pela pátria. O 3 de Fevereiro é igualmente a data em que morreu o arquitecto da unidade nacional Eduardo Mondlane. À noite houve um espectáculo musical na baixa da cidade. (Notmoc, 04/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar