NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 8 - 5 de Março de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
COMBUSTÍVEIS BAIXAM DE PREÇO

O Conselho de Ministros aprovou um decreto que reduz os preços de combustíveis a praticar nos postos de venda e de abastecimento. Assim, o gasóleo, cujo litro até ao passado dia 20 do mês em curso, estava fixado em 8 850 meticais (MT) passa a custar 7 080 MT, a gasolina que custava 9 150 MT/litro, passou para 8 800 e o petróleo de iluminação, que custava 5 900 MT/litro passou para 4 210 MT/litro.

A medida resulta da queda do preço do petróleo no mercado internacional nos últimos três meses. Entretanto, o Governo está na expectativa de ver qual será a decisão da reunião da OPEP, que terá lugar ainda este mês, onde será decidido se o preço do petróleo deverá descer ou aumentar. (Notícias, 26/02/01)


INHAMBANE: TURISMO DEVE SER EXEMPLAR

O governador de Inhambane, Aires Aly, defendeu o uso sustentável dos recursos do turismo na província, uma das regiões de grande potencial turístico no país. Aly, que falava na abertura de um seminário provincial sobre o turismo, disse que Inhambane não pode e nem deve ser reconhecido campeão de desmandos no turismo e considerou que é relevante encontrar métodos exequíveis a médio e longo prazos para contornar diversas vicissitudes que enfermam o sector do turismo na província.

O encontro, que movimentou a maioria dos operadores turísticos da província, líderes comunitários, representantes de associações de hotelaria e turismo, membros do Governo e convidados, foi marcado por acusações entre operadores estrangeiros e moçambicanos. Os estrangeiros são acusados de serem os responsáveis e os mentores do turismo selvagem em Inhambane pois, depois de concedidos espaços nas praias, vedam o acesso às mesmas alegando que compraram tudo ao Estado. (Notícias, 02/03/01)


BRIGADAS ANTI-CONTRABANDO NO CENTRO E NORTE

Cinco brigadas anti-contrabando de açúcar, cigarros e bebidas alcoólicas, entre outros, constituída pelas Alfândegas, apreendeu, em Novembro último, sete mil toneladas de açúcar que estavam a ser descaminhadas através do Porto de Maputo. Durante o ano 2000 foram detectados 30 casos de contrabando e descaminho de açúcar. O contrabando de açúcar verifica-se com mais frequência nas regiões centro e norte do país, a partir de onde são introduzidas grandes quantidades, a partir do Malawi e do Zimbabwe, fugindo ao fisco.

As alfândegas têm vindo a realizar encontros regulares com o sector industrial, na perspectiva de identificar as melhores alternativas de combate ao contrabando daquele produto estratégico nacional. Para tornar mais efectivo o controlo, está a ser considerado o estabelecimento de duas equipas móveis na Zambézia, para além da criação de um comité estratégico Anti-contrabando do açúcar, o qual deverá actuar em três províncias do país a serem indicadas posteriormente. (Notícias, 28/02/01)


LAM SUSPENDE OPERAÇÃO-DUBAI

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) vão suspender a partir do próximo dia 11 de Março corrente, o voo semanal directo para Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos. A companhia aponta como razão fundamental o facto de desde Novembro de 2000, altura em que iniciou a operação, até ao momento, os resultados estarem muito aquém da expectativa, quer em número de passageiros quer em carga.

Em dois meses de operação, a transportadora acumulou perdas superiores a cerca de 700 mil USD. A LAM havia decidido iniciar a operação para Dubai tendo em vista a obtenção de uma maior expansão dos seus serviços intercontinentais e lançar a empresa para novos mercados para além dos tradicionais que é o caso de Portugal e Europa em geral. Por outro lado visava garantir a rentabilidade do "Boeing -767". (Notícias, 03/03/01)


JAPÃO FINANCIA DESENVOLVIMENTO

O Governo japonês subscreveu, em Maputo, a entrega de cerca de 700 milhões USD destinados ao desenvolvimento de projectos levados a cabo por nove ONG´s moçambicanas. O programa constitui a primeira intervenção da embaixada nipónica em Maputo, fora dos acordos bilaterais entre os dois governos e visa capacitar a sociedade civil a intervir no desenvolvimento.

Yoshiro Nose disse esperar que esses projectos contribuam para a reconstrução do país após cheias do ano passado e também para o reforço das relações de amizade entre os dois povos. No quadro do referido projecto são financiados programas comunitários desenvolvidos pela ACRIDEC, Action Aid, ADPP, ECSD, GTA, KULIMA, MOVIMUNDO, ORAM e POWER. (Notícias,27/02/01)


TDM EXPANDE REDE MÓVEL COM EMPRÉSTIMO

O empréstimo obrigacionista TDM/2001 visa financiar a expansão da rede móvel, que permitirá o aumento da capacidade da rede, passando a suportar 97 500 utilizadores nas cidades de Maputo, Xai-Xai, Beira, Chimoio, Manica, Tete, Songo, Nampula, Nacala, Ilha de Moçambique e o Corredor de Maputo -Ressano Garcia. O referido projecto está orçado em 26 milhões de euros, tendo sido financiado pela Agência Francesa para o Desenvolvimento, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo actual empréstimo obrigacionista.

Uma parte importante dos recursos necessários foram gerados pela actividade da própria empresa. A TDM, com um activo de cerca de 3486 milhões de contos e capitais próprios de cerca de 2077 milhões de contos teve resultados líquidos positivos de cerca de 64 milhões, em 1999. Registe-se que 60% das receitas da TDM provêm da exploração dos serviços de telefonia celular. (Notícias,27/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar