NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 10 - 19 de Março de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Barragem de M´Panda Uncua concluída em 2010

Julião Pondeca, director da Unidade Técnica de Implementação de Projectos Hidrográficos, disse que a fase de construção da futura barragem de M´panda Uncua e de uma central hidroeléctrica, ambas na província de Tete, 70 km a jusante da Hidroeléctrica de Cabora Bassa, deverá ter inicío dentro dos próximos dois anos, prevendo-se a sua conclusão em 2010. Com efeito, várias equipas ligadas às áreas geológica, hidrológica, ambiental e social encontram-se a trabalhar na zona identificada para provável construção da barragem sobre o rio Zambeze, estando o empreendimento orçado em três mil milhões USD. (Notícias, 12/03/01)


Zona franca para fábrica de Ferro e Aço

O Governo autorizou a criação de mais uma zona franca industrial para a implantação de uma fábrica de ferro e aço (MISP), na província de Maputo, avaliada em cerca de 1,1 mil milhões USD, a ser construída no distrito de Boane, a alguns quilómetros da fundição de alumínio Mozal. A fábrica irá ocupar uma área de 500 hectares, devendo criar cerca de 1250 postos de trabalho permanentes.

A autorização vai permitir aos promotores do projecto MISP encetarem negociações com os financiadores, visando a obtenção dos fundos para a construção, exploração e manutenção daquela unidade fabril, que prevê iniciar a produção em 2004. O novo empreendimento é liderado pela empresa norte-americana ENRON, com 50% do capital, e conta com as participações das empresas Duferco (Suécia), Kobe Steel (Japão), Midrex (EUA), VAI (Austrália) e Techit (Itália). (Notícias, 13/03/01)


Grupo espanhol inaugura nova sede da Pescamar

O grupo espanhol Pescanova inaugurou uma nova sede da Pescamar em Sofala, orçada em 600 mil USD. Na ocasião foi revelado que o volume de vendas da Pescamar em Moçambique atinge actualmente mais de 60 milhões USD e as suas exportações totalizaram 238 milhões USD nos últimos 10 anos. No pagamento de impostos e taxas, a contribuição daquela firma atingiu os 40 milhões USD no período em alusão. A Pescamar emprega 620 trabalhadores directos, dispõe de 20 barcos operativos e de um barco de frota. (Notícias, 13/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar